01/07/2007

Festa Literária Internacional de Parati (Flip)

A cidade histórica de Parati, localizada no sul do Estado do Rio de Janeiro, já se prepara para a 5ª edição da Festa Literária Internacional de Parati (Flip) , que reunirá escritores nacionais e estrangeiros, entre os dias 4 a 8 de julho. Cerca de 355 jornalistas, entre brasileiros e estrangeiros, deverão fazer a cobertura do evento, que em 2007 homenageará o jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues, morto em 1980.


Diretor de programação pela primeira vez da Flip, Cassiano Elek Machado diz que nesta edição as fronteiras se alargaram, numa espécie de diálogo com outros meios que também se relacionam com a literatura. "As fronteiras se alargaram um pouquinho este ano. Temos, por exemplo, uma mesa com uma psicanalista (Maria Rita Kehl), outra com um cantor e compositor, o Lobão, temos, ainda, jornalistas, dramaturgos e diretores de teatro", conta Cassiano.


Para ele, o objetivo é expandir os debates e mostrar que literatura não é propriamente feita apenas por escritores. "Literatura não é só romance, e a própria idéia de homenagear o Nelson Rodrigues vem neste sentido: tratar ele também como literatura e não só como jornalista ou de teatro", comenta. Ainda segundo o diretor, a Flip não tem um conceito geral que contemple toda a programação. A idéia, diz Cassiano, é procurar realizar um panorama "do que está sendo feito de melhor" em termos de literatura. "O objetivo é reunir vozes interessantes", acrescenta.


A abertura da festa, em 2007, na quarta-feira (04/07) à noite, ficará por conta da banda Orquestra Imperial, integrada pelos músicos Rodrigo Amarante, Wilson das Neves, Moreno Veloso, Thalma de Freitas, entre outros, que interpretarão sambas clássicos, com a participação especial do pianista João Donato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comentem! Sinto-me inútil sem comentários...rs

Disqus