07/07/2007

Maravilha!


Cristo Redentor é uma das 7 novas maravilhas

O Brasil comemora a escolha do Cristo Redentor como uma das sete novas maravilhas do mundo. A estátua do Corcovado foi a terceira escolha. As novas maravilhas, em ordem de escolha, foram: Muralha da China; Petra, na Jordânia; Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; a cidade inca de Machu Pichu, a pirâmide de Chichén Itzá, no México; o Coliseu, de Roma; e por último, o palácio de Taj Mahal, na Índia.


Embora o monumento tenha sido inaugurado em 12 de outubro de 1931, a construção do Cristo recua conceitualmente pelo menos até a metade do século 19, quando a Igreja Católica já planejava a construção de algo da mesma magnitude no Rio. Finalmente, em 1922, quando o Brasil comemorou cem anos como nação independente, foi lançada a pedra fundamental da estátua. As obras começaram para valer, porém, em 1926. O projeto foi do engenheiro Heitor da Silva Costa. Quem desenhou a estátua foi o artista plástico Carlos Oswald, e seu escultor foi o francês de origem polonesa Paul Landowski. A estátua, feita de pedra-sabão, é considerada patrimônio histórico desde 1937. No ano passado, o Cristo também foi declarado um santuário religioso.

A escolha dos novos monumentos mundiais foi feito por meio de mensagens telefônicas e pela internet. Mais de 100 milhões de votos foram computados.



Para pensar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comentem! Sinto-me inútil sem comentários...rs

Disqus