02/08/2007

11 de Agosto - Dia do Pendura


A origem da palavra - pendura - vem do fato de que, nas antigas casas comerciais existia um prego onde o comerciante colocava as contas dos frequeses que pediam para pagar depois (onde eu moro ainda existe essa prática). Quando o freguês retornava para pagar ele pegava os papéis do prego, somava e cobrava.

Tudo começou quando Dom Pedro I (aquele que inexplicavelmente nas imagens aparenta ser mais novo que o filho) inaugurou a primeira faculdade de Direito do país, a do Largo do São Francisco.

Como gesto de simpatia com os novos estudantes e futuros doutores, os restaurantes das proximidades começaram a oferecer refeições gratuitas. Mas com o crescimento do número de alunos, a prática ficou inviável.

Pra comemorar a inauguração do curso (e ter pelo menos um dia de boca livre!), os estudantes escolheram o dia 11 de agosto para manter a tradição.

É claro que os donos de restaurantes já estão espertos e verificam se realmente os estudantes fazem faculdade de Direito. Ficam olhando de soslaio se chega um grupinho de espertalhões no lugar. Pra garantir a alegria gastronômica o pessoal nem espera o dia 11, é só chegar agosto que já atacam! Se você é estudante de Direito e pretende dar o calote nos próximos dias, pelo menos pague os 10 % do garçom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comentem! Sinto-me inútil sem comentários...rs

Disqus