30/08/2007

Reality show infantil causa protestos antes mesmo da estréia nos EUA

.
Cena do realityshow Kid Nation


Um programa de televisão em que um grupo de crianças é abandonado numa cidade fantasma dos Estados Unidos para que se defenda como puder está provocando a indignação e uma onda de protestos para que seja cancelado antes mesmo de sua estréia no próximo mês.

"Kid Nation" (Nação das Crianças) é o nome do "reality show" que será lançado pela rede de TV aberta americana CBS no próximo mês, onde 40 crianças de entre oito e 15 anos tentam se organizar e viver em uma "cidade fantasma" do Novo México (oeste), sem a ajuda de adultos.

A série foi comparada com o romance de William Golding, "O Senhor das Moscas", clássico da literatura inglesa de 1954, em que um grupo de crianças fica isolado após um acidente aéreo e que, em sua luta pela sobrevivência, vê aflorar seus instintos e impulsos mais básicos.

A gravação do programa foi feita em abril e maio, quando as 40 crianças permaneceram longe de seus pais durante 40 dias com o objetivo de construir uma "sociedade" com bons resultados em assuntos "que os adultos haviam abordado", segundo a versão do criador da série.

Mas algumas revelações provocaram um acalorado debate nos Estados Unidos, onde o programa suscitou dúvidas sobre sua legalidade e ética, inclusive com questionamentos sobre se realmente deveria ir ao ar em 19 de setembro como prevê o canal.

Autoridades do Novo México, onde foi rodado o programa, estão investigando se as leis trabalhistas foram violadas, depois de algumas acusações indicando que as crianças foram submetidas a trabalhos de 14 horas diárias.

Um pai apresentou uma ação depois que sua filha sofreu queimaduras no rosto em um acidente de cozinha, enquanto foi divulgado que outras crianças beberam acidentalmente cloro. O criador do programa Tom Forman negou qualquer tipo de maus-tratos às crianças. "Estas crianças estavam em boas mãos, acompanhadas por meio de procedimentos seguros que competem ou superam qualquer acampamento no país", explicou Forman em um comunicado.

Mas isto não convenceu os críticos. "Isto já foi longe demais", disse o crítico Barry Garron da revista Hollywood Reporter, especializada na indústria do entretenimento.

O sindicato dos atores manifestou sua preocupação com o programa. "Estamos consternados com as recentes informações a respeito do tratamento e da exploração de crianças no 'Kid Nation'", informou o comunicado do Sindicato dos Atores (SAG).

Os críticos também se voltaram contra os pais, que assinaram uma "renúncia de responsabilidade" que estabelecia que o programa "podia expor a criança a condições nas quais poderiam sofrer ferimentos corporais sérios, doenças, ou morte, inclusive por afogamento, queda, confrontos com animais selvagens ou domésticos, doenças sexualmente transmissíveis, HIV e gravidez".

Os participantes teriam recebido 5.000 dólares e alguns ganharam bônus por terem cumprido determinados desafios, indicaram informes. Vários pais entrevistados disseram que desconheciam que seus filhos podem receber até 20.000 dólares ao final do programa.

Tricotando: Era só o que nos faltava! Logo, logo, teremos realities de cães, anões, homosexuais, freiras, idosos e blá, blá, blá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comentem! Sinto-me inútil sem comentários...rs

Disqus