31/10/2007

Halloween


Halloween é o dia - ou melhor, a noite - em que as bruxas estão soltas. Tudo começou com os imigrantes europeus no século 19, que trouxeram para a América do norte seus costumes e tradições, algumas com origens pagãs - como o Halloween, que veio de um festival celta chamado Samhaim. Desde então, crianças e adultos saem às ruas fantasiados, batendo nas portas dos vizinhos e perguntando: Trick or Treat? (doce ou travessura?). Atualmente os americanos gastam US$ 2,5 bilhões de dólares com esta que é uma das maiores festas populares do país. Nas portas das casas, o simpático Jack-o-lantern chama os monstros, bruxas e vampiros. Tudo muito assustador!

Maquiagem: passo a passo para uma bruxa fashion:

"Descobrimo-nos bruxas quando conseguimos nos perceber enquanto mulher. De nada adianta querer ser feiticeira se não se conhece o segredo do feminino!", assim a escritora Márcia Frazão abre seu livro Revelações de uma Bruxa. O primeiro passo para festejar o Halloween é incorporar o espírito festivo e se deixar fantasiar.

O cabeleireiro e maquiador Paulo Machado dá as dicas para que você faça uma maquiagem que valoriza a nova visão das bruxas, que deixaram de ser horripilantes e estão a cada dia mais sensuais. Siga o passo-a-passo e se prepare para dar deliciosos sustos no Halloween.

01. O primeiro passo é cuidar do cabelo. "Se forem longos, vale a pena fazer uma escova bem lisa e deixá-los escorridos sobre o peito. Se forem curtos, ou no pescoço, é melhor prender antes de colocar o chapéu", explica Paulo.

02. Passe uma base no tom de sua pele. Com a ajuda de um pincel de blush, espalhe pó branco uniformemente pelo rosto. "Pele de bruxa é branca. Se você tiver dificuldades para encontrar pó ou pancake nessa cor, use sombra", aconselha Paulo. Com um pincel mais fino retoque a área dos olhos, nariz e boca.

03. Passe lápis preto nas sobrancelhas. Você pode desenhá-las de tal maneira que tenham a forma de um v invertido. Com o mesmo lápis, passe uma camada grossa na pálpebra e depois esfumace para cima com a ajuda de um pincel. O efeito é bem carregado. Use o lápis também na parte inferior externa dos olhos.

04. Ainda na pálpebra, no espaço entre o preto e a sobrancelha, utilize sombra roxa. Aplique glitter sobre a sombra. Passe bastante rímel em cima e em baixo. Para finalizar os olhos, faça o contorno da pálpebra superior com um delineador preto.

05. O blush também deve ser roxo. "Mas pode ser substituído pela sombra desta cor". Para encontrar o local correto de aplicação do blush, faça um biquinho e passe, com a ajuda de um pincel grosso, na diagonal da boca para a orelha.

06. Faça o contorno da boca com um lápis escuro.

07. Passe um batom bem escuro (preto, roxo ou vermelho bem sangue). Depois, passe novamente lápis no contorno dos lábios e, com a ajuda de um pincel, escureça o batom, misturando-o com o lápis.

08. Para fazer uma verruga, Paulo pegou um pequeno pedaço de papel preto, o umedeceu e o enrolou nas mãos até adquirir o formato de uma bolinha. Depois ele a colou no nariz de Carla com uma gota de cola para cílios. Nas mãos, unhas postiças vermelhas, bem compridas e com desenhos de aranhas. E para fechar o figurino, o chapéu de bruxa!

Bruxas, divirtam-se - é o seu dia!

Nenhum comentário: