12/11/2008

Quem tem medo do ridículo?

Uma maternidade da Flórida, Memorial Regional Hospital de Hollywood, reivindicou com orgulho o primeiro bebê chamado Obama, nascido no dia 4 de novembro na hora exata do anúncio da vitória do candidato democrata Barack Obama. "Sanjae Obama Fisher nasceu às 20h e pesa 3,8 kg", anunciou o hospital, destacando que os pais birmaneses já pensavam em chamar seu filho Obama, antes mesmo do resultado da eleição presidencial.

Várias maternidades do país publicaram comunicados anunciando o nascimento de bebês chamados "Barack" ou "Obama". Em Phoenix, no Arizona, feudo do candidato derrotado John McCain, o pequeno Barack Jeilah nasceu no dia 5 de novembro ao meio-dia, poucas horas depois do anúncio do resultado da eleição. "Amo Barack Obama. É um homem bom, que gosta de todo mundo, independentemente da cor da pele. É um bom modelo para meu filho", afirmou a mãe, Decontee Williams, nascida na Libéria.

Outros nomes de presidentes do século XIX, como James Madison ou Andrew Jackson, ainda são muito utilizados por pais em falta de inspiração. Madison é atualmente o segundo nome mais dado às meninas e Jackson também é muito popular entre os meninos.

Surpreendentemente, Reagan se tornou um nome de menina muito popular, enquanto os registros com nome Lincoln estão crescendo, segundo dados fornecidos pela Previdência Social. Segundo Wattenberg, Barack, um nome procedente do leste da África, tem raízes árabes que significam "bênção".

Outros membros da família Obama também parecem constituir uma fonte de inspiração. Em Baltimore, Lakisha Brown deu à luz em 5 de novembro pouco depois da meia-noite à pequena Sasha Malia, batizada em homenagem às duas filhas do presidente eleito.

Falta de imaginação ou de bom gosto, o fato é que existem por aí diversos nomes estranhos e bizarros. Abaixo estão relacionados alguns nomes estranhos de pessoas registrados em cartórios de todo o Brasil. O objetivo não é de ridicularizar ninguém, mas sim de trazer uma pequena amostra da criatividade do povo brasileiro. Os nomes foram coletados a partir de listas públicas, como uma relação de segurados com nomes estranhos divulgada pelo extinto INPS na década de 80, e pesquisas em cartórios realizadas por autores de livros especializados. Vejamos os nomes:

Os irmãos Epílogo, Verso, Estrofe, Poesia e Pessoína Campos.

As irmãs Xerox, Autenticada e Fotocópia

Os irmãos Cedilha, Vírgula, Cifra e Ponto

As irmãs Defuntina e Finadina.

As irmãs Dialinda e Noitelinda.

Os irmãos Rebostiana e Euscolástico.

Os irmãos Creio Em Deus Pai Kramer e Espírito Santo Riograndense Kramer.

O caso do pai Fredolino e do filho Merdolino.

O flamenguista fanático que batizou seus filhos com nomes do tipo: Flamena e Zicomengo.

Sem falar numa família inteira, no Sul do Brasil, cujo sobrenome é Cachorroski.

E tem o caso dos dois irmãos chamados Zalboeno e Zauxijoane. "Zalboeno" foi montado através de combinações com o nome do Balboeno, ex-jogador de futebol da Argentina. E "Zauxijoane" é: Za (de Zalboeno), Auxi (Auxiliadora, a mãe), Joa (João, o pai) e Ne (Nordeste, a região onde nasceu).

Combinações estranhas são comuns. Exemplos: Kêmula Katrine, Liney Lindsay, Reimar Rainier...E também combinações entre nomes de irmãos: Zigfrid, Zigfrida, Zingrid.

Nomes de personalidades também costumam batizar diversas pessoas pelo Brasil afora.

Exemplos:

Adolpho Hitler de Oliveira

Anjo Gabriel Rodrigues Santos

Charles Chaplin Ribeiro

Elvis Presley da Silva

Hericlapiton da Silva

Ludwig van Beethoven Silva

Maicon Jakisson de Oliveira

Marili Monrói

Marlon Brando Benedito da Silva

Sherlock Holmes da Silva

Na época do seriado Dallas, eram comuns nomes como: Pâmela, Suelen, Jotaerre, Biull...

Mas os próprios artistas não ficam atrás. Os filhos da cantora Baby do Brasil (antigamente conhecida como Baby Consuelo) se chamam: Sarah Sheeva, Zabelê, Nana Shara, Kriptus Rá Baby, Krishna Babye e Pedro Baby.

E há os clássicos erros de cartório ou mesmo dos pais, que não sabe como se escreve o nome...Por exemplo, uma pessoa chamada Merco (era para ser Américo...).

E tem uma mulher chamada Jafa Lei. O diálogo no cartório:

- "Qual o nome?"

- "Já falei..."

E como é difícil acertar o nome Washington. Tem Uoston, Woxingtone, Oazinguito...

E tem o caso de uma empregada doméstica, daquelas bem simples, deu à filha o nome de Madeinusa. Quando uma pessoa da casa foi perguntá-la o motivo do nome, ela respondeu inocentemente: É que eu estava pegando suas roupas para lavar e li na etiqueta de sua camiseta a palavra "Made in USA", eu achei tão lindo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comentem! Sinto-me inútil sem comentários...rs

Disqus