04/05/2009

A equipe masculina na Dança dos Famosos

Ontem foi a vez de virem ao palco os cinco homens selecionados para participarem da Dança dos Famosos. Confesso que esperava muito mais do time masculino, inclusive de Vampeta, tendo em vista o surpreendente desempenho de outros atletas que participaram de edições anteriores do programa. Do mesmo modo, eu esperava mais de Reginaldo Rossi, porque ainda lembrava as especialíssimas apresentações de Rosamaria Murtinho e de Francisco Cuoco. Daí que estava apostando no sucesso de mais um idoso. Decepcionei-me. Fazer o quê? Cada um dá o que tem, cada um é o que é. Pela ordem de apresentação, tivemos Jonatas Faro, Reginaldo Rossi, Ricardo Pereira, Vampeta e Leandro Rassum. Não vou seguir esta ordem, dando preferência aos que foram, na minha opinião, os melhores da noite: Ricardo Pereira, Jonatas Faro e Leandro Rassum. Se me fosse possível atribuir-lhes uma nota, estariam em empate técnico.
.
Jonatas Faro, do ponto de vista técnico, foi o melhor: elegante, boa postura, ritmo, ótima execução da coreografia e harmonia total com a parceira. Mas faltou-lhe algo que julgo imprescindível, quando se faz dança de palco: a alegria, aquele sorriso de quem está gostando de dançar e aquele olhar de cumplicidade, sempre em busca do olhar da parceira, sempre atento aos seus movimentos. Jonatas estava tenso, muito preocupado em seguir a coreografia, de rosto quase carrancudo, parecendo dançar sozinho, sem assumir aquela postura que faz de um mestre sala um cortejador da sua porta bandeira, de quem nunca tira os olhos e para quem está sempre voltado.



Ricardo Pereira, ator de nacionalidade portuguesa, surpreendeu-me. Foi tão bom quanto Jonatas. Se não foi, do ponto de vista técnico, tão primoroso quanto o primeiro, conseguiu iguala-lo com um importante diferencial a seu favor: a expressão de alegria constante e contagiante, o sorriso espontâneo, cativante e revelador do seu a vontade no palco e do seu gosto pela dança, tudo isto acompanhado daquele olhar cúmplice, sempre voltado para a sua parceira. Como não sou especialista, nem profissional da dança, faço o meu julgamento despretensiosamente, como o faria se estivesse participando do júri artístico, usando a sensibilidade, meu amor pela dança e as noções que tenho da dança clássica que pratiquei na juventude.
.

Leandro Rassum foi, para mim, a grande revelação da noite, pois eu não estava apostando quase nada na performance do simpático e engraçadíssimo gordinho do Zorra Total. Que bela figura ele fez, arrancando aplausos de uma platéia de pé, aprovando a sua apresentação que mais foi um show de excelente humor e graça, no qual lançou mão do seu potencial humorístico para personalizar a sua apresentação e compensar as eventuais falhas técnicas ou algumas dificuldades com o ritmo frenético da música. Desde os ensaios, Leandro foi divertidíssimo, leve, solto e super simpático. Amei e aplaudi de pé.
.


Vampeta e Reginaldo Rossi. Nem sei avaliar qual dos dois foi o pior. De Vampeta eu não esperava nada surpreendente: ele é feio, entroncado, pesadão, destituído de charme e de simpatia. Como atleta de futebol, certamente é duro no jogo de cintura e no rebolado. Imagino como será dançando foro, na próxima vez. Além do mais, era o que trajava a roupa mais sem graça da noite, parecia que se vestira para ir a um culto a Iemanjá ou para fazer propaganda de OMO.



A eliminação de Reginaldo Rossi foi justíssima. Aliás, ele nem deveria ter sido convidado. Não se esforçou para aprender a coreografia, desperdiçou o tempo dos ensaios fazendo gracinhas para a paciente e tolerante professora. No palco, perante os jurados e a platéia, conseguiu ser abominavelmente ridículo. Eu via aquela deselegante e impertinente palhaçada do cantor, e lembrava-me de Rosamaria Murtinho, talvez da mesma idade de Reginaldo, mas distanciada dele anos luz, pela elegância, pela dignidade e pela postura impecável.



Não há nada mais lastimável que ver um idoso caricaturizando atitudes de paquerador, de garanhão, tal como fez o Norberto do BBB9 e Reginaldo ontem. Não dançou nada. Apenas tentou fazer gracinhas sem nenhuma graça com a parceira (dando beijinhos em sua perna, braços, etc) e conseguindo com isto apenas ser caricata. Espero que não retorne na repescagem. No próximo domingo, certamente, Vampeta será eliminado. Assim espero! E que na próxima vez , Faustão escolha melhor o idoso e o atleta que dançarão para o seu público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comentem! Sinto-me inútil sem comentários...rs

Disqus