31/05/2009

Record abre hoje a porteira da Fazenda


Atração submete 14 famosos à vida rústica e dribla semelhanças com o Big Brother (Por Alline Dauroiz - O Estado de S.Paulo)

No lugar de brothers, entram peões. Em vez do líder, quem dita regras é o fazendeiro. E, agora, o confinamento se restringe a área de 150 mil m2. No reality show A Fazenda, que estreia hoje, às 20h30, na Record, a ordem é dissociar ao máximo a atração do Big Brother da Globo.

Ainda que o prêmio final também seja R$ 1 milhão e que cada rodada de eliminação seja disputada entre três candidatos, o diretor Rodrigo Carelli (o mesmo da Casa dos Artistas, no SBT) corrige: "Não é paredão, é "tá na roça"; "Quem sai não é eliminado, "põe o pé na estrada".

Cercada de mistério, A Fazenda é um formato sueco vendido para mais de 40 países. Em uma casa no estilo country, 14 famosos vivem rusticamente - com fogão a lenha e sem eletrodomésticos - e devem cuidar da horta e dos bichos. "A fazenda (em Itu, SP), tem horizonte. É diferente de tudo o que já foi visto na TV daqui", assegura Carelli.

Na casa sede, a ação se passa nos quartos, na grande sala de estar e jantar, na cozinha e em uma sala de banho, com banheira e chuveiros antigos de cobre. "Nem sempre haverá água quente", avisa o diretor. Além da varanda, na parte externa ficam a piscina, a academia, o mirante, uma cabana de palafitas, as baias dos bichos, o pasto e um campo de provas.

Não há TV na sala. Britto Jr., o apresentador, falará com os peões por alto-falantes. É no campo de provas que os participantes terão contato, pessoalmente, com o jornalista. "Lá vai acontecer o desafio da semana. Serão provas com muita ação, que não necessariamente envolvem as atividades da fazenda", explica Britto. Quem perder já "tá na roça". Esse e outros dois candidatos, escolhidos pela casa, disputarão o voto do público. "E não vai ter confessionário, para ficar em cima do muro. O voto é aberto", diz o jornalista.

Diferentemente de Pedro Bial, Britto garante que não fará citações ou poesia. E, contrariando as chamadas que estão no ar, Britto nega que adotará a moda Chico Bento. "Minha roupa será muito mais de fazendeiro que de peão (risos)."

Ao vivo, a princípio, aos domingos, terças e quintas-feiras, o programa terá pílulas diárias editadas. O diretor garante que no decorrer das 11 semanas do reality, um canal pay-per-view estará disponível.

No Hoje em Dia e Programa da Tarde, Chris Couto entrevistará familiares dos peões e espectadores, no quadro Soltando os Bichos. "Será como o De Olho no BBB", lembra Carelli, num deslize do discurso que o distancia do show da Globo.

O apresentador Britto Jr. também vai ficar trancafiado no local, em Itu, a 100km de distância de São Paulo. Durante os três meses em que a atração vai ficar no ar, Britto estará instalado num supercamarim moderno e luxuoso, além de um quarto reservado num hotel no centro de Itu, a 10 km da fazenda.

Britto diz que não sabe nem montar a cavalo, mas é campeão em tirar leite de vaca. No entanto, ficar exposto e preso num reality como esse não está nos planos do jornalista. “Não sei ficar longe do computador e do telefone. Além disso, para mim, há outras maneiras de se ganhar dinheiro”, conta ele, que ganha R$ 300 mil por mês.

O alto salário e a mudança no foco da carreira fazem Britto, que é repórter há 23 anos, ser comparado a Pedro Bial, que também trocou — ou “agregou”, como ele prefere dizer — o jornalismo pelo entretenimento. “É uma honra ser comparado a Pedro Bial. Ele tem envergadura moral e profissional. Só temo comparações descabidas porque ele está fazendo o ”Big Brother Brasil“ há nove anos e estou começando”.

Brigando pela concorrência e "desdenhando" do sucesso no reality da Record (se não acredita no sucesso, não precisa colocar tanta atração no mesmo horário, né não?), a Globo tem feito chamadas nos comerciais das novelas, dos programas, tentando nos seduzir com assuntos interessantes, como a vida de Susan Boyle, o casamento da Sthefany Brito com o Pato, a linda Isis Valverde como repórter por um dia, Luana Piovani dando aula de sensualidade, entre outras atrações. E para matar a pau, Roberto Carlos cantado por Elas, logo após a revista eletrônica. Quem vai ganhar o primeiro round?


Hebe Camargo, Luiza Possi, Wanderléia e Claudia Leitte no show "Elas cantam Roberto", no Teatro Municipal de São Paulo, no último dia 26. Além do quarteto, famosas como Ivete Sangalo, Sandy e Ana carolina participaram da homenagem a Roberto Carlos (na foto, ganhando beijo de Claudia Leitte)

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Por favor, comentem! Sinto-me inútil sem comentários...rs

Disqus