17/04/2010

Vai encarar?

Se você tem medo de não saber como se refugiar no de um ataque nuclear ou uma chuva de asteroides, uma empresa americana tem a solução: ela oferece a preços módicos um lugar em um bunker subterrâneo equipado com todas as comodidades da vida moderna para poder sobreviver ao temido apocalipse.

'Não podemos prever o futuro, mas podemos nos preparar para ele', coloca em seu site o grupo Vivos (www.terravivos.com), que coloca à venda de 4.000 lugares em 20 abrigos antiatômicos de 200 lugares cada, espalhados por todo o território americano.

O custo de um desses lugares é de US$ 50 mil (R$ 87,9 mil). As crianças pagam metade e não é cobrado ingresso para os animais.

'Algum dia, alguma coisa vai nos fazer querer um refúgio', afirmou o diretor da empresa, Robert Vicino, completando que não está incitando ao medo.

- Só propomos uma solução.

Na página da empresa na internet, há uma contagem regressiva. É o tempo que falta para o fim do mundo, fixado para 21 de dezembro de 2012, de acordo com interpretações do calendário Maia e de Nostradamus.

Mesmo que a humanidade sobreviva à data - a Nasa jura que nada acontecerá - ainda sobra uma boa quantidade de cenários de catástrofe, conscientemente enumerados ao potencial cliente: terrorismo nuclear, gigantescas erupções vulcânicas, tormenta solar, cometa mortal ou ataques químicos e bacteriológico.

Vicino, que confessa ter mais medo da anarquia social e econômica, afirmou:

- Não se trata necessariamente de 2012. Poderá acontecer algo amanhã, ou em 20 anos. O governo se prepara para esse tipo de eventualidade há anos e tem refúgios subterrâneos, mas se você não faz parte da elite, não se beneficiará deles.

Os bunkers, em parte novos e em parte antigos refúgios nucleares da época da Guerra Fria, são construídos para permanecer 500 horas debaixo da água, resistir a temperaturas externas de 700 graus, ventos de 700 km/h e séries de tremores de terra de até 10 graus na escala Richter.

"Como coproprietário de um refúgio Vivos, a pessoa só precisa ir para lá. Todo o resto está assegurado: alimentos, água, roupa, medicamentos, comunicações e instalações muito confortáveis", promete a empresa.

O primeiro bunker, situado no deserto da Califórnia (oeste do país), ficará pronto em setembro. Os pedidos fluem, segundo Vicino, que afirma receber uma centena de candidaturas por dia.

O objetivo é formar comunidades autossuficientes, selecionando pessoas de diversos talentos. Vicino ainda explica ao dizer que planeja criar uma espécie de arca de Noé:

- Não queremos ter muitos médicos e nenhum encanador.

Quanto à manutenção da ordem, isso não deverá ser motivo de problemas, segundo o empresário, já que um terço dos candidatos provém do Exército, da polícia ou de grupos privados de segurança. Vicino afirmou:

- Ontem, me ligou um membro das Forças especiais no Afeganistão que queria um lugar, estava muito entusiasmado.

Visivelmente mais entusiasta que o próprio empresário, que admite não ter reservado seu lugar. 'Não estou certo de poder pagar!', disse ele.

EU TENHO CLAUSTROFOBIA! #COMOFAS?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comentem! Sinto-me inútil sem comentários...rs

Disqus