04/10/2007

Tudo em nome da audiência

Cerca de 12 horas após Gisele Itiê ter sofrido anteontem uma queda grave durante uma apresentação do "Dança no Gelo", quadro do "Domingão do Faustão", parentes da atriz e funcionários e artistas da Globo iniciaram uma operação "abafa": fizeram de tudo para minimizar o acidente. Alguns só faltaram chamar o hospital e a médica que atendeu a atriz, Martha Savedra, diretora do Barra D'Or, de mentirosos.

Ooops! apurou que a assessoria do Barra D'Or foi pressionada durante toda a tarde de ontem por um funcionário da Globo e pela mãe de Gisele, dona Sandra. Ambos exigiam que a assessoria desmentisse "imediatamente" a informação de que a atriz sofrera traumatismo craniano e facial. Queriam também que a dra. Savedra recuasse de seu diagnóstico inicial. Evocaram direito de privacidade, até.

Só que a médica não se dobrou. Tampouco o hospital, que confirma todos os boletins publicados: Gisele sofreu uma queda grave, teve traumatismos e seu estado chegou a inspirar preocupação. Tanto que, assim que chegou, foi levada às pressas para a unidade de Tratamento Intensivo do Barra D'Or, um dos mais conceituados do Rio.

Horas mais tarde o hospital divulgou nota oficial informando que Gisele dera entrada às 22h30 da noite anterior, e que fora diagnosticado traumatismos facial e no crânio.O hospital informou ainda que a atriz teve a mandíbula afetada na queda, e que deveria passar alguns dias com dores e só tomando líquidos. Em nenhum momento divulgou-se que ela corria riscos graves, mas que deveria permanecer sob observação.

Assim que a notícia se espalhou, começou a mobilização dentro da Globo, supostamente em favor da desinformação. A verdade é que, tudo indica, há motivos para esse temor no Projac: há muito tempo o quadro "Dança no Gelo" é criticado por estar fazendo vítimas graves, mas nem a Globo e nem a produção do "Domingão do Faustão" parecem ter se sensibilizado com as ocorrências. Somente alguns diretores da Globo já percebem e insistem, há um ano, que o quadro deveria sair do ar, por ser perigoso.

Déborah Secco teve torsão no joelho; Juliana Paes caiu e ficou cheia de hematomas; a produtora do Domingão, Lucimara Parisi, quebrou três costelas em outra queda; o jogador Tande teve de levar 12 pontos no rosto após novo acidente nos ensaios; e anteontem, o traumatismo craniano de Gisele Itiê.

A atriz Fernanda Rodrigues, que já foi convidada para o quadro, disse na semana passada, em entrevista à Jovem Pan: "Eu jamais aceitaria, aquilo é muito perigoso". E Fernanda não está sozinha. Dezenas de outros artistas já recusaram patinar para o "Domingão".

Vale lembrar que esse quadro perigosíssimo só está no ar porque o anterior, "Dança dos Famosos", foi acusado de ser plágio de uma atração da BBC, o "Dancing with Stars". A BBC ameaçou acionar a Globo caso a cópia continuasse. Tirou-se o salão e colocou-se o gelo, muito mais perigoso.Parabéns, Faustão. Parabéns, Rede Globo por tanta teimosia e - sem trocadilho - frieza.

Quem sabe no próximo acidente, além da ambulância, o Ministério Público também não terá de ser acionado... (por Ricardo Feltrin - colunista do UOL News).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comentem! Sinto-me inútil sem comentários...rs

Disqus