11/09/2008

O teu cabelo não nega...

Que a maioria da população não está satisfeita com os cabelos que tem, isso todos nós sabemos. É um tal de estica-e-puxa que não tem mais fim. Daí o sucesso dos tratamentos para alisar os cabelos, dando aquele ar de 'eu nasci assim'.

As técnicas são inúmeras e a cada dia surge mais um tipo de escova, dentre as tantas já existentes. Quando começou esse negócio de escova definitiva, alguém tinha logo que criar o lado ruim da coisa: formol dá câncer. Até hoje não sei se isso tem algum fundo de verdade, mas o mito continua. Eu nunca soube de alguém que tenha desenvolvido a doença para comprovar. Vocês já? Pois é...Verdade ou não, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) barrou radicalmente o uso do formol para processos de alisamento progressivo.

Na década de 80 a grande moda capilar eram os cabelos cheios e encaracolados. Em um país como o nosso onde a maioria das mulheres possuem cabelos ondulados, a procura por métodos como permanente era algo inevitável e visto como elegante e refinado. Eu mesma fiz seis permanentes nos meus cabelos extremamente lisos.

Usava-se muito fazer rolinhos nos cabelos, com grampos ou tirinhas de papel, ou, mais comumente, com bobs. Os bobs são tão ou até mais antigos que o espartilho. Há registros de mulheres do antigo Egito que usavam pedaços de ossos para enrolar os cabelos. Certo mesmo é que as mulheres - tanto para enrolar quanto para alisar - fazem uso desse artifício. Bom, pelo menos faziam. Alguém se lembra da última vez que viu um secador, daqueles enormes, para secar o cabelo da cliente com bobs, num salão? Li por aí que hoje, além dos tradicionais bobs de plástico, existem os de velcro, que não marcam os cabelos, e os térmicos, que modelam as madeixas mais rapidamente.

Mas voltemos ao liso total. Em torno do ano de 2000, surgiram as tão famosas escovas definitivas que modificavam radicalmente a estrutura capilar, construindo um novo cabelo, agora liso ao extremo. Muitas amaram esse novo visual enquanto outras o achavam muito artificial pelo fato de deixarem as pontas com “cara de cabelo alisado”.

Com a proibição do uso do formol, e para atender às desesperadas por um cabelo liso, surgiram escovas dos mais criativos nomes, como a de chocolate, a francesa, a escocesa, a italiana, a de melancia, a de fruta, a de mel, a de leite, a inteligente, a de morango, a de cana de açúcar, de algas marinhas, a de açaí, a marroquina...ufa! É tanta variação, que talvez criem mais algum tipo até eu terminar este post.

A preocupação com os cabelos é tão grande que podemos constatar que mulher odeia janelas de carro ou de ônibus abertas. Elas podem até morrer de calor, suar desesperadamente, mas não podem deixar que um fio de seus cabelos saia do lugar.

Liso ou encaracolado, o importante é estar sempre com os cabelos bem cuidados. Assumindo os cachos ou virando escrava das progressivas da vida, o que vale é se sentir bem e poderosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comentem! Sinto-me inútil sem comentários...rs

Disqus