19/11/2007

Celebridades enchem blogs de bobagem


Você sabia que Regina Duarte gosta de Led Zeppelin e Pink Floyd, que a "feiticeira" Joana Prado está adorando amamentar e que Preta Gil ganhou uma geladeira do Gianecchini?

Pois então, caro leitor, que tal dar um passeio inesquecível pelo maravilhoso mundo dos blogs de celebridades? Você conhece Amanda Françozo, dublê de apresentadora da Gazeta, a TV quase "traço de audiência"? Não? A moça já tem até um blog onde conta "tuuuuuudo" sobre a sua carreira (ela escreve desse jeito mesmo, com várias letras repetidas; outro dia mandou beijosssss com... 39 "esses").

Se tentar acessar o da eterna loira do Tchan, o leitor terá de tomar uma séria decisão, pois surgirá uma janela onde se lê "Blog oficial da Carla Perez. Jesus te Ama!". Pode-se escolher entre "Ok" e "cancelar"...

O mercado de blogs - espécie de diários da internet - de famosos não é novo, mas explodiu agora com o lançamento do portal Bloglog, que reúne globais e não-globais de todos os quilates. Quem pensa que vai descobrir tuuuuudo, como diria Françozo, a respeito de seus ídolos está enganado. A maioria usa o diário virtual para divulgar shows, discos, peças ou simplesmente a própria imagem - especialmente os que só têm isso para vender. Em muitos casos, segundo a Folha apurou, é alguém da assessoria que escreve se passando pelo artista.

O blog de Wanessa Camargo, o quarto mais acessado dentre os dos famosos do UOL, é um verdadeiro "release" (textos enviados pelas assessorias a jornalistas) em tom pessoal. Veja esse trecho: "Abaixo, alguns momentos das 17 horas que ficamos gravando no estúdio o clipe da música "Não Tô Pronta pra Perdoar" [...] Mando aqui um beijo especial para o Erich Baptista (o diretor do clipe, um doce)... O clipe estréia daqui a uma semana. Adianto que é lindo, meio melancólico e tem um quê dramático". No próprio blog, nega-se que os textos não sejam da cantora. "Aqui, nesse espaço onde ninguém, além de mim, escolhe, edita ou colhe palavras de minha boca..." - segue uma lição de ecologia - "... quero deixar clara minha posição sobre neutralização de carbono".

Jabá

Os artistas normalmente não recebem dos portais para fazer seus blogs. Isso não significa que eles não possam transformá-los em negócios rentáveis.

Piovani, por exemplo, que foi uma das modelos contratadas para a campanha dos 30 anos do Boticário, outro dia deu aos leitores uma "dica": "O Boticário tem um produtinho incrível chamado Blush líquido que é a oitava maravilha da necessaire... Tem um cheiro delicioso de "penteadeira da vó"... Provem da cereja e me digam..."

A modelo é uma das precursoras no mundo blog de celebridades. Estreou o seu em julho de 2005. No mês passado, seu diário foi o segundo mais acessado dentre os blogs de famosos do UOL, o principal portal de internet do país. Só perdeu para o do prestigiado jornalista esportivo Juca Kfouri.

Diretora de conteúdo do UOL, Márion Strecker explica que os blogs dos famosos dão audiência quando trazem informações de impacto.

"Um exemplo de pico de audiência foi quando Luana Piovani decidiu usar o blog para dar em primeira mão informações sobre sua gravidez e, depois, a perda do bebê. A maioria usa o blog para fazer marketing falar da carreira. A Luana é diferente, ela se expõe e fala de assuntos polêmicos com naturalidade", diz Strecker. Especialista em gestão de imagens, Edson Giusti (que já cuidou da carreira de Angélica e Marcos Mion e hoje tem Luiz Fernando Guimarães, Didi Wagner e Sarah de Oliveira como clientes) relativiza o "boom" dos blogs de famosos.

"Por que a maioria dos grandes artistas ainda não entrou? Por enquanto, os blogs não dão dinheiro. Para conseguir patrocinadores, é preciso ter um blog relevante. A Luana Piovani, por exemplo, sabe como usá-lo para virar notícia. Não adianta o artista ficar contando onde passou o final de semana." Giusti, porém, crê que essa ferramenta de marketing das celebridades tende a crescer.

Grifes

José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, é dono do Bloglog, em parceria com seu filho, Diogo, e a Globo. Com prestígio dentre artistas, o ex-todo-poderoso da Globo tem conseguido nomes do primeiro escalão, como Regina Duarte e o autor Aguinaldo Silva, que vem "bombando".

Grifes como essas ainda são raras no universo de blogs, recheado por celebridades de quinta. A lista de famosos que o portal busca convencer a "blogar" tem mil nomes. Até a semana passada, cerca de 200 já haviam estreado.

O Bloglog ainda está em versão experimental e estreará a oficial assim que outros "nomões" assinarem contrato.

Fonte: Folha de São Paulo

Nota da Mariquinha: o novo portal pode ser recheado de bobagens, de acordo com a Folha de São Paulo, mas pelo menos Fani Pacheco, a moça de Nova Iguaçu, aprendeu como se escreve a palavra que ela mais usava em seu diário do BBB7: SERELEPE, com S! Obrigada, Bloglog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comentem! Sinto-me inútil sem comentários...rs

Disqus