27/06/2008

Duro ou mole?

Calma, calma...não é nada disso que vocês estão pensando! É que surgiu uma conversa no halos que me aguçou a curiosidade. E fiquei pensando: será que escrevo sobre isso ou não? Achei a história interessante e trouxe pra vocês, afinal, quase todas as pessoas têm pelo menos um em suas casas. Mas do quê Mariquinha está falando, gente??? Do colchão, é claro!

Por mais incrível que pareça, o colchão é uma das invenções mais antigas do mundo. O desconforto de dormir no chão era muito grande, então o homem descobriu que juntando um montinho de folhas seu conforto aumentava. Com o passar do tempo e das estações do ano, ele logo percebeu que era necessário se aquecer. Para resolver esse problema, utilizou a pele dos animais como lençol e como cobertor. Após algum tempo ele criou o chamado 'paleta', costurando as folhas, palhas e ramos, entre peles de animais, se assemelhando mais com o colchão de hoje em dia.

Com o passar do tempo o colchão foi virando um verdadeiro símbolo do luxo. Isso aconteceu nas cultura mais avançadas como as Egípcias, Romanas e Gregas. Em 3400a.c. o Rei Tut dormia em uma cama feita de ébano (madeira nobre), enquanto os cidadãos dormiam sobre folhas de palmeira. Estima-se que o primeiro colchão foi desenvolvido pelos romanos. Ele era feito de palha, pelo animal, algodão e lã. Além disso, os romanos ainda desenvolveram o primeiro colchão de água. Diferente de hoje em dia, ele era utilizado com água morna para deixar a pessoa com sono, assim como uma banheira.

A primeira cama desenvolvida foi no século XVI. O colchão era colocado sobre uma treliça de cordas fixas em uma estrutura regular de madeira.

A primeira pessoa que começou a fazer colchões como forma de negócio foi Daniel Hayness, que era um fabricante de máquinas de descaroçar algodão, que acabou inventando uma máquina que comprimia algodão. Seu colchão (de algodão) ficou tão famoso que ele patenteou sua marca em 1889, e ficou conhecido como o 'colchão de Sealy', porque a cidade em que morava era Sealy, Texas.

A estrutura de molas surgiu após a revolução industrial, e utilizada primeiramente em assentos de cadeira. Na forma de colchão, ela foi inventada por Herinch Westphal. Em 1871, Herinch morreu pobre em sua cidade natal na Alemanha.

Um dos maiores problemas, por volta de 1900, era a freqüência em que se encontrava insetos nos colchões, pois os mesmos tinham enchimento orgânico não tratado. Já os colchões de algodão tinham um grande problema em climas quentes e úmidos, eles tinham uma grande chance de mofar, isso diminuiu muito com a invenção de novas tecnologias.

Outro problema enfrentado por volta do anos 50 e 60 nos colchões de algodão diferentemente dos de mola ou espuma, é que ficavam mais firmes ao envelhecerem.

Os colchões de molas começaram a aparecer mais por volta dos anos 20, mas suas vendas cresceram após o término da 2ª Guerra Mundial.

Após pouco tempo de mercado além dos tamanhos tradicionais surgiram os tamanhos king e queen. O látex surgiu durante a guerra para substituir a borracha, e após algum tempo, passou a ser utilizado na fabricação de colchões e travesseiros. Os tecidos metalassê (bordados) tomaram o mercado no final dos anos 50 começo dos anos 60, dominando o mercado até hoje.

E para quem está pensando em trocar de colchão, não esqueça que a escolha de um colchão errado pode causar indisposição, cansaço e até dores de cabeça e que, quando se escolhe um colchão para casal, deve-se levar em consideração o peso e altura do cônjuge maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comentem! Sinto-me inútil sem comentários...rs

Disqus