26/06/2008

Retiro dos Artistas

Tem gente - como eu, confesso - que passa o ano todo sem lembrar que existe um lugar aqui no Rio de Janeiro que abriga artistas idosos, que passam por dificuldades financeiras, muitos deles abandonados pelas famílias.

O Retiro dos Artistas, localizado atualmente na Rua Retiro dos Artistas 571, Pechincha, Jacarepaguá, Rio de Janeiro, é uma instituição que acolhe artistas idosos, que já fizeram muito pela arte e que hoje passam por dificuldades financeiras. Lá eles recebem alimentação, fazem fisioterapia e passam até por cuidados em um salão de beleza. Os residentes ainda produzem, expõem seus trabalhos em um centro cultural e dão aulas para iniciantes no mundo do espetáculo.

Fundado em 1918, tem seu funcionamento dependente de doações de dinheiro, roupas, alimentos, eletrodomésticos, móveis e também de trabalho voluntário. A casa também ministra cursos de dança de salão e de teatro.

Fruto do sonho e persistência de Leopoldo Fróes, um dos maiores e mais bem sucedidos artistas brasileiros do início do século XX, em 19 de agosto de 1918 foi fundada a Casa dos Artistas.

Com a força de seu espírito abnegado e inspirado no exemplo da Maison de Répos des Artistes Dramatiques Français, criada pelo Barão Taylor nos arredores de Paris, Leopoldo Fróes conseguiu o apoio de vários artistas e jornalistas, entre eles Eduardo Leite, Francisco Souto, Mário de Magalhães, Irineu Marinho e Lindolfo Marques de Sousa para a criação de uma associação que, sustentada por artistas, pudesse acolher temporária ou definitivamente os artistas que, no Brasil daquele tempo sequer tinham sua profissão reconhecida como tal, além de situação social bastante agravada pelos reflexos das dificuldades criadas pela Primeira Guerra Mundial em solo europeu.

Esse mesmo grupo de artistas e jornalistas conseguiu em pouco tempo a doação de um amplo terreno na antiga Rua Campos das Flores, em Jacarepaguá, onde foi instalado, em 1919, o Retiro dos Artistas o qual teve como primeiros moradores o já idoso casal de coristas italianos Madalena e Domingos Marchisio.

Notabilizando-se pela defesa dos interesses da classe artística da época, a Casa recebeu em 1931, do recém-criado Ministério do Trabalho, sua Carta Sindical, tornando-se o representante oficial dos artistas.

Até 1964, a Casa dos Artistas dividiu-se no atendimento assistencial e sindical à categoria, vindo a assumir sua função exclusivamente assistencial a partir da fundação do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro-SATED/RJ, já que o agravamento da situação política do País, devida ao Golpe Militar, tornou insustentável a atuação de uma única instituição responsável por esses dois papéis.

Nesses seus 89 anos de existência a Casa dos Artistas escreveu uma rica história artística, social e assistencial, tendo permanecido até os dias de hoje como uma Instituição de caráter único em nosso País.

Atualmente é presidida pelo ator Stepan Nercessian, responsável pelo Planejamento Gerencial, Político e Administrativo da Casa dos Artistas, sendo o mentor de todos os Projetos em desenvolvimento, os quais visam alcançar a auto-sustentabilidade da Instituição e sua consolidação como Centro Cultural e de Atendimento Social a todos os artistas do Brasil.

O motivo desse falatório todo? A Festa Junina do Retiro dos Artistas, que vai acontecer de 03 a 06 de julho, a R$ 10,00. Para quem mora no Rio de Janeiro e quiser se divertir e ajudar quem tanto nos deu em forma de talento, segue a programação:

03/07/2008 Quinta - Feira SHOWS: FALAMANSA & ARLINDO CRUZ

E mais: Luiza Possi / Emílio Santiago / Kelly Key entre outros.

04/07/2008 Sexta - Feira SHOWS: ELYMAR SANTOS & LATINO

E mais: Marina Elali / Luka entre outros.

05/07/2008 Sábado SHOWS: JOSÉ AUGUSTO, TÂNIA MARA & RAFAEL ALMEIDA

E mais: Pique Novo / Os Morenos entre outros.

06/07/2008 Domingo SHOWS: ALCIONE & RICK VALEN

E mais: Perla / Mc Leozinho entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comentem! Sinto-me inútil sem comentários...rs

Disqus