05/07/2008

Blogs de aluguel

Uma ação da Coca-Cola para divulgar seu novo produto, o i9 Hidrotônico, agitou nesta sexta-feira a blogsofera brasileira, ao trazer a tona (mais uma vez) a polêmica da venda de conteúdo editorial em blogs. A empresa de refrigerantes enviou para nove blogueiros uma minigeladeira com uma garrafa da bebida e um making of do vídeo de lançamento. Ao anunciar o fato, o site Blue Bus chamou os agraciados pela promoção de "blogs de aluguel", gerando fortes reações.

Além de diversas mensagens no Twitter, alguns dos que receberam o produto publicaram posts em seus blogs respondendo ao Blue Bus. Um deles, o Sim Viral, diz que jamais escreveu posts patrocinados e que comentou a ação por ser "inovadora e totalmente condizente com a nossa linha editorial". Rafael Ziggy, responsável pelo SimViral, disse que não entendeu o uso do termo "blog-de-aluguel". O Blue Bue garante que a expressao nao tem sentido pejorativo. Carlos Merigo, do Brainstorm 9, se defendeu atacando o Blue Bus.

Os outros blogueiros que receberam o kit foram Alexandre Inagaki, Bruna Calheiros, Caio Novaes, Guilherme Cury, Ian Black, Luiz Jerônimo e Nick Ellis.

A ação foi comentada também por Carlos Cardoso, do Contraditorium, que desde 2006 vive de blogs. Para Cardoso, a promoção é mais simpática que sugerir um post pago e cabe ao blogueiro falar bem ou mal da bebida, de acordo com a sua opinião.

O cartunista André Dahmer, também no Blue Bus, disse que "já não confia em elogio de blogueiro há muito tempo" e publicou uma tira ironizando o caso, fez um comentário em seu blog. E alguém já criou o http://www.blogdealuguel.com.br/ .

Alguém quer anunciar Tubaína no Mariquinha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comentem! Sinto-me inútil sem comentários...rs

Disqus