30/11/2008

Mônica e Cebolinha estão ficando?


‘Turma da Mônica jovem’ mostra ‘primeiro beijo romântico’ da dupla - revista traz personagens crescidos e em estilo mangá

Depois de décadas trocando tapas e coelhadas nas páginas da revista "Turma da Mônica", os personagens de quadrinhos Mônica e Cebolinha finalmente partem para o beijo. O episódio se dá no quarto número da HQ “Turma da Mônica jovem” (já nas bancas), que retrata os personagens na adolescência, com seus 15 ou 16 anos, em estilo mangá.

Segundo o autor, Mauricio de Sousa, esse é o primeiro beijo romântico da dupla. "Já houve bitoquinha de criança, no rosto, mas beijo de paquera e de começo de namoro é o primeiro".

O beijo faz parte da nova fase da turma, na qual o personagem Cascão toma banho (mas não sempre), Mônica fez um regime e emagreceu e Cebolinha, agora chamado de Cebola, recorreu a fonaudiologia e só troca a pronuncia dos “r”s pelos “l”s quando está nervoso. Apesar das modificações de "Turma da Mônica jovem", as outras revistas continuam circulando, mostrando a turma ainda na infância.

Mesmo avesso a romper definitivamente com certos tabus -- "o Cascão pode até tomar banho, mas isso deve ficar subentendido, não deve aparecer!" --, Mauricio explicou que o beijo de Mônica e Cebolinha veio naturalmente.

"Hoje, os jovens de 15, 16 anos paqueram, dão seus beijinhos e sentem atração. E, nesta nova fase da revista, a Mônica e o Cebola vivem na base de um flertezinho, uma paquera. Por isso, achei que estava na hora de a Mônica ter um momento de mulherzinha, mais crescida e ir para cima do Cebola com um beijinho”, disse o criador dos personagens.

Namoro?

Mauricio ainda não revela, no entanto, se o beijo vai terminar em namoro. "Vamos ver o que vai acontecer no futuro", despista, jogando a responsabilidade para a reação do público. "Mais do que nunca, esta revista é uma criação viva. Tenho ouvido muito o público leitor nas comunidades da internet. E venho trocando muitas idéias com os jovens para a gente poder escrever na língua deles."

Mas para quem pensa que o clima poderá esquentar e terminar em sexo, Mauricio se antecipa: "É claro que vou ter todos os cuidados para não ultrapassar a fronteira do bom gosto. Mesmo que com os personagens um pouco mais velhos, a 'Turma da Mônica jovem' é uma revista para família, que tem de ter mensagens. Vamos falar de qualquer tema, mas sempre de maneira suave e tranqüila, sem ferir sensibilidades”.

O quadrinista reconhece, porém, que pode frustrar alguns leitores mais tradicionalistas com as recentes mudanças na revista. "Temos três tipos de leitores atualmente: os veteranos que já liam a revista e a tem como uma recordação da infância. Os jovens, que querem conferir para ver se os personagens agem e reagem como eles mesmos. E a criançada, que quer ser igual à Turma da Mônica quando crescer. Eles vão curtir, achar interessante, bonitinho. Mas é capaz que os mais velhos falem: 'pecado, isso não poderia ter acontecido. Meus ídolos de infância envelheceram, eu eu também envelheci'"

Ao menos por enquanto, os resultados têm sido favoráveis, segundo Mauricio. A tiragem deste quarto número de “Turma da Mônica jovem” é de 300 mil exemplares – e está sendo aumentada progressivamente, a cada novo volume.

Segundo o quadrinista, a revista é hoje "o maior sucesso editorial de todos os tempos na HQ no Brasil".

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comentem! Sinto-me inútil sem comentários...rs

Disqus