05/10/2009

Meu mundo caiu...


Estou chocada! Acabei de descobrir que tudo o que eu sabia sobre a criação do Marinheiro Popeye não passa de uma teoria de conspiração, como muitas que existem por aí. Ó, céus! Quanto mais eu estudo, mais percebo o quanto era burra! Mas vamos lá, acender as lamparinas do meu juízo.

Eu acreditava piamente que Popeye tinha sido criado para incentivar o alistamento dos americanos na Marinha e que o objetivo do lançamento do desenho na época foi vender mais espinafre, que passava por uma grande safra. Eu achava essa teoria tão coerente, que nunca duvidei. Ainda vou me lembrar quem foi que enfiou essa história na minha cabeça.

A idéia de escrever esse post começou com uma pesquisa que eu ia fazer sobre o Dr. Pet, aquele que ensina como lidar com cães temperamentais. Minha poodle Ully anda me estressando por causa do seu gosto refinado pela comida e eu não estou gostando nada disso. Mas esse assunto vai ficar para outro dia, por causa de uma chamada que encontrei no Portal R7, que dizia o seguinte:

"O Governo britânico recorrerá aos Simpsons para combater o problema da obesidade no Reino Unido, com o patrocínio a episódios da famosa série como parte de uma campanha contra o sobrepeso.

O Ministério da Saúde britânico patrocinará episódios dos Simpsons como parte da campanha Change 4 Life, que começará amanhã (5) no Channel 4 da televisão britânica e durará até o Natal.

Os espectadores poderão ver, no início de cada episódio dos Simpsons, imagens da família comendo no sofá de casa junk food, que depois é substituída por alimentos mais nutritivos, como frutas e verduras.

A vice-ministra de Saúde Pública britânica, Gillian Merron, disse hoje (4) que o governo é sério no momento de combater a obesidade.

- Apoiamos as pessoas a melhorar sua saúde, e sempre olhamos maneiras inovadoras para fazer isso.

"Os Simpsons são muito queridos, uma família unida que enfrenta os desafios diários de uma família moderna", disse Merron, que confia na popularidade do desenho para convencer as pessoas sobre os benefícios de uma vida mais saudável."

Foi aí que pensei: legal, segunda vez que um Governo usa um personagem de desenho animado para alavancar alguma campanha. E foi aí também que eu descobri TODA A VERDADE!! Choquei!

Atravessando gerações, as histórias do Marinheiro Popeye cativaram as crianças de todas as épocas. Popeye gerou um aumento de 30% no consumo de espinafre nos Estados Unidos, porque as mães convenciam os filhos a comerem espinafre alegando que assim eles ficariam fortes. Para o público brasileiro, pode parecer um pouco estranho o espinafre do Popeye ser enlatado, mas o fato é que nos Estados Unidos, sempre foi comum vender espinafre em latas (em sopa ou empapado), assim como também é comum nos EUA comprar feijão em lata, ou milho enlatado.

Mas ainda continua uma pontinha de dúvida: o consumo de espinafre subiu por causa do Popeye ou Popeye foi criado para incentivar o consumo de espinafre?

***

Agradecimentos atrasados, pelos selinhos recebidos: muito obrigada, meninas! É sempre muito recompensador saber que temos leitores fiéis e que gostam da nossa loucura!



Ganhei da Mara - Dez Milhões


Ganhei da Aninha - Cai Muita Chuva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comentem! Sinto-me inútil sem comentários...rs

Disqus