25/12/2009

A 'mardita' ressaca

É muito comum algumas pessoas deixarem para beber e comer tudo o que têm direito nas festas de final de ano. Porém, este hábito não é nada saudável e as tão aguardadas festas podem acabar mal.

Curioso é que quando a gente bebe, se acha mais bonito, mais talentoso, melhor motorista, melhor cantor de karaokê, melhor tudo! Depois que o porre passa, nos damos conta que também fomos os maiores ridículos...ehehe!

Ontem eu tomei algumas. Peguei no sono durante a novela das oito e só acordei às 02:30h! Minha filha também apagou, mas de cansaço, porque ela não bebe, graças ao bom Deus! Natalzinho animado o meu, não? Rs....Well, eu já não gosto mesmo!

Ainda bem que não tenho ressaca. Nunca tive. Senão, eu não bebia nem um copinho de cerveja. Mas para quem vive às voltas com a famosa ressaca, aí vão algumas dicas:

- Hidrate-se, pois beber bastante água é fundamental;

- Descanse;

- Faça refeições leves à base de verduras, legumes, frutas e cereais integrais;

- Evite o consumo de carne vermelha, alimentos condimentados, enlatados, ricos em corantes artificiais, embutidos, conservas, fast foods, salgadinhos e frituras;

- O uso de medicamentos deve ser feito apenas com orientação médica, pois alguns atrapalham a detoxificação hepática e podem sobrecarregar ainda mais o fígado e o rim;

- O uso de chás potencializam a função hepática, os mais indicados são: dente de leão, hortelã, gengibre, sálvia, erva cidreira, salsaparrilha, macela, chá verde, boldo, funcho e camomila;

- Alguns alimentos tem ação direta na detoxificação hepática, como brócolis, couve flor, couve de Bruxelas, repolho, couve, manteiga, aspargos, rabanete, palmito e cenoura;

- Tome sucos à base de folhas verdes (repolho, couve, alface, agrião) + frutas, além de recuperar o fígado, eles hidratam;

- Caso o exagero tenha sido muito grande, o consumo de doces à base de frutas, ajuda restabelecer a quantidade de glicose perdida;

- Consuma alimentos ricos em potássio, este mineral é perdido quando o organismo esta desidratado: banana, água de coco;

- Consuma alimentos ricos em B6, pois esta vitamina ajuda o rim a reduzir o acúmulo de sódio do organismo: acelga, espinafre, brócolis, couve, cenoura, aipo, cereais integrais, folhas de nabo, pepino e alface.

O melhor seria mesmo não beber. Hoje, enquanto eu acompanhava minha filha no ponto de ônibus (almoço na casa do pai) eu vi um cara de moto errar o retorno e bater com a moto na calçada. Um retornão daquele tamanho e ele errou o buraco. Adivinhem! Ele estava completamente bêbado, às 09 da manhã! E ainda parou pertinho de nós pra pegar outro chapado e, pasmem, ainda se irritou com o cachorro da minha prima que latia para a dupla alcoolizada!

Ainda bem que ele desistiu de bater no cachorro com a camiseta que carregava no ombro, porque senão ia tomar uma coça minha! Encha a cara, mas não maltrate os animaizinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comentem! Sinto-me inútil sem comentários...rs

Disqus