02/04/2010

Encerrando o assunto BBB10

O BBB 10 foi o jogo do imprevisto, do imprevisível. Jogo de um nome só: Dourado. Ele foi o contraponto de praticamente todas as discussões. Seu nome e seu comportamento envolveram duas gigantes torcidas: a que torceu a favor e a que torceu contra.

Logo no início a blogosfera gritou alto: 'Não é justa a entrada de ex-bbs!'. Todos nós não vimos com bons olhos e não aprovamos figurinhas repetidas. Mas, ao ser rejeitado pelo grupo, Dourado foi adotado pela torcida. Eles mesmos fizeram o campeão do programa, como se não soubessem que o público tende a acolher o que é perseguido, com excessão da Ana Carolina. Essa não dava pra colocar no colo, mesmo!

De todo o discurso bialesco da final, gostei particularmente da parte onde o apresentador representa a nossa percepção sobre a importancia da Lia na trajetória do Dourado. Tanto nós quanto Dourado sabemos que Josi e Lia foram determinantes para a vitória do lutador. A primeira por ter levado Dourado de volta e tê-lo imunizado, dando aos outros mais tempo de rejeitá-lo e a segunda por ter dado uma guaribada nos modos e no comportamento do Dourado.

Cabe aqui um parágrafo a parte. Eu fui uma 'perseguidora da Lia'. Seu jeito trágico e denso me incomodava. Sua verdade absoluta me irritava. Mas aos poucos fui enxergando a dançarina com outros olhos, muito pela sua proximidade com Dourado. A 'madre Lia' amansou o brutamontes, tirou lágrimas daquela fortaleza e, naquele momento, o fez vencedor. Se não fosse Lia, talvez Dourado não tivesse conseguido ganhar o BBB. Na minha opinião, Lia foi uma jogadora fantástica e soube despir seus adversários com enorme perfeição. Foi questionadora, impulsiva, apaixonada, imperfeita, reativa, doce e humana. Perdeu-se por ciúmes, chamando para si votos que poderia ter evitado. Pecou por excesso de carinho, de proteção, de posse. Pecou e admitiu seu erro. Soube reconhecer que, se não fosse Kadu a lhe proteger, teria saído bem antes do reality. Deixo aqui meu agradecimento a essa Lia intensa e verdadeira!

No Twitter, ganhei e perdi seguidores por causa da minha torcida por Dourado. Devo dizer que ganhei mais do que perdi. As discussões foram acaloradas, muitas vezes ofensivas por generalizarem a torcida do lutador com adjetivos pouco simpáticos. Mas, ao final, acabei sendo parabenizada por, apesar de ser torcedora do Dourado, ter sido coerente e educada com todos, como sempre fui na vida e na blogosfera. Parabéns pra mim!

O BBB 10 foi um BBB tenso. Não foi leve ou divertido. Foi duro acompanhar essa edição e torcer por quem torci. Difícil arrancar da torcida do contra para quem eles torciam, porque eles só torciam CONTRA Dourado. Se era Joãozinho contra Dourado no paredão, Joãozinho era mais merecedor. Se Pedrinho falava mal do Dourado, estava apenas se defendendo. Mas se Dourado respirava, já estava todo errado. Complicado, não? Mas não fomos nós que escolhemos colocar Dourado lá dentro. Não fomos nós que o rejeitamos com todas as nossas forças. Mas fomos nós que o mantivemos lá dentro, com toda a força da torcida nas votações.

O BBB 10 foi o BBB do iMacro. Engraçado, eu nem sabia o que era isso até a torcida do contra começar a nos acusar de usar macros - programas para realizar mais rapidamente as ações repetidas - para manter Dourado nos paredões. A torcida do contra fez um carnaval de acusações na blogosfera, acusando a torcida de Dourado de usar meios ilegais para bombar os paredões. Eu, que não sabia o que isso significava, fui lá conferir o tal programinha. Descobri que o iMacro, uma extensão do Firefox, nada mais era do que um facilitador,que nos permitia somente ficar digitando as palavrinhas, sem ter que dar backspace e voltar para a página de votação inicial. 'Nossa!! Mas isso é desonesto!!!', gritavam os indignados. E eu pergunto: desonesto? Só a torcida do Dourado podia usar? O tal programa que 'ficava votando sozinho, dando zilhões de votos por segundo, eu não vi, não sei onde viram, e acredito que nem mesmo existiu. Até onde pude pesquisar, não existe programa que leia aquelas malditas palavrinhas automaticamente. Se alguém viu, que fale agora ou cale-se para sempre....rs. Na minha percepção, isso tudo foi conversa de mau perdedor. Fato.

Para nós, torcedores do Dourado, valeu o sacrifício pela sua vitória. Dourado é modelo de perfeição? Não, está bem longe disso, assim como todos os outros vencedores e participantes dessa e de outras edições. Se a vida lhe arrebentou a fé, a crença no ser humano, talvez essa vitória lhe aqueça o coração e ele entenda, de uma vez por todas, que existem pessoas suficientes no mundo que o querem bem. Dourado, sinta-se acarinhado! Você fez o nosso BBB 10 valer a pena!

Disqus