23/07/2008

Calçada da Fama de Hollywood ganha reforma

Centenas de estrelas na "Calçada da Fama" de Hollywood vão passar por uma reforma orçada em US$ 4,2 milhões para reparar rachaduras e buracos, antes do 50º aniversário da atração turística.

Segundo informou nesta terça-feira (22) um grupo de empresas de Hollywood, a calçada vai ganhar ainda uma nova estrela: a de uma marca de vodca, que a receberá por tornar-se a primeira empresa a patrocinar a Calçada da Fama.

De acordo com o grupo, cerca de 778 das placas cor-de-rosa feitas de bronze e "terrazzo" [material de revestimento de pisos] ao longo de quatro quilômetros de calçada na Hollywood Boulevard e adjacências precisam ser substituídas.

Muitas das estrelas -- incluindo as da atriz Joan Collins, do seriado "Dynasty", do cantor Peter Frampton, do grupo Humble Pie, e dos atores Walter Matthau e Burt Lancaster -- são vistas como possíveis fatores de risco de segurança para pedestres.

Reforma

A Câmara do Comércio de Hollywood anunciou nesta terça que espera levantar cerca de US$ 4,2 milhões de origem privada e pública para restaurar as estrelas danificadas pelo calor, o afundamento natural do terreno e obras de construção.

"Os fundadores da Calçada da Fama não poderiam ter imaginado que a criação de uma calçada de estrelas se tornaria uma grande atração que é visitada por milhões de pessoas de todo o mundo a cada ano", disse Leron Gubler, presidente da Câmara do Comércio.

"A calçada é uma parte valorizada de Hollywood, e é nossa responsabilidade garantir sua preservação para o futuro."

A Calçada da Fama de Hollywood começou a se formar em 1958 com algumas poucas estrelas a título de demonstração e foi lançada oficialmente em novembro de 1960. Hoje, ela já inclui 2.365 estrelas das categorias da televisão, rádio, teatro, cinema e música e é uma das maiores atrações turísticas de Los Angeles. As celebridades escolhidas para serem homenageadas com uma estrela são eleitas por um comitê.

A calçada da fama possui 3 1\2 milhas. Cada estrela é rosa, feita de um mármore chamado terrazo e com um escudo de bronze com o nome do homenageado e uma figura relacionada a sua área. Mas há exceções: a estrela da Disneylândia tem um prédio; a do prefeito honarário de Hollywood, Johnny Grant, tem o Grande Selo de Hollywood; a do ex-prefeito de Los Angeles, Tom Bradley, tem o selo da cidade; e quatro luas com os nomes dos astronautas da Apollo 11 estão no cruzamento da Hollywood com Vine.

Só uma estrela não está na calçada, a de Muhammad Ali, que não queria que ninguém andasse em cima dela e está afixada na parede do Kodak Theatre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comentem! Sinto-me inútil sem comentários...rs

Disqus