24/07/2008

Rússia prepara lei para proibir emos no país

Uma nova lei pode acabar com a onda emo na Rússia. A legislação que está sendo preparada deve tornar ilegal o uso de roupas e acessórios emo nas escolas e prédios públicos do país e pretende controlar os websites ligados ao estilo.

Na base da formulação da lei está o medo das autoridades russas de que a moda atue como incentivo a um comportamento anti-social, à depressão e ao suicídio entre adolescentes. "Este é o primeiro passo para o debate público", declarou Alexander Grishunin, um dos nomes envolvidos neste projeto.

O texto da lei descreve emos como adolescentes de 12 a 16 anos que vestem roupas pretas e pink, cintos com peças de metal, pintam as unhas, têm piercings nas orelhas e sobrancelhas e cabelos pretos com franjas que cobrem metade do rosto.

O combate à onda emo, iniciado no Reino Unido, ganhou força há dois meses quando o casal inglês Heather e Raymond Bond culpou o estilo pelo suícidio de sua filha. A garota de 13 anos era fã de My Chemical Romance e se enforcou em seu quarto.

My Chemical Romance

Hannah Bond vivia com os pais na cidade de Kent, sul da Inglaterra. Segundo os pais de Hannah, a moda emo estaria glamourizando temas como morte e suicídio. O casal contou que sua filha era obcecada por My Chemical Romance e teria recentemente aparecido com cortes nos pulsos em um ato que ela descrevera como uma "cerimônia de iniciação emo".

"Há sites emo que mostram fotos de ursinhos de pelúcia se enforcando. Ela chamava emo de moda e achei que isso fosse normal", disse a mãe. "Hannah era uma garota normal. Tinha muitos amigos. Ela podia ser um pouco melancólica, mas achei que fosse apenas porque ela era adolescente", completou.

O inquérito sobre sua morte de Hannah Bond foi concluído nesta quarta-feira e o legista responsável também acredita na influência da música no comportamento da garota. "É muito perturbador que os emos dêem tanta importância à morte e a associem com glamour", declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comentem! Sinto-me inútil sem comentários...rs

Disqus