20/07/2008

O Velho Guerreiro

O "Por Toda a Minha Vida", que vai ao ar na próxima quinta-feira na Globo, vai revelar as duas faces de José Abelardo Barbosa de Medeiros, o Chacrinha. A produção mostrará o lado tímido e reservado do apresentador na vida particular, e como ele se transformava no maior comunicador do Brasil com suas roupas coloridas e sua inseparável buzina. O especial narra a trajetória do Velho Guerreiro desde seu nascimento em Surubim, Pernambuco, até a sua morte, aos 70 anos, que comoveu o país, passando por seu trabalho nas rádios e seu auge na televisão com o "Cassino do Chacrinha". Para retratar a vida de Chacrinha, a produção conta com depoimentos, materiais de arquivo e algumas dramatizações que serão protagonizadas pelo sósia Hélio Vernier. Participam do programa familiares, amigos e artistas como Lulu Santos, Angélica e Elke Maravilha.

Frases e bordões

Uma frase sua que era muito citada afirmava que "Na televisão nada se cria, tudo se copia".

Alcançou grande popularidade com os seus programas de calouros, nos quais apresentava-se com roupas engraçadas e espalhafatosas, acionando uma buzina de mão para desclassificar os calouros e empregando um humor debochado, utilizando bordões e expressões que se tornariam populares, como "Teresinha!", "Vocês querem bacalhau?" , "Eu vim para confundir, não para explicar!" e "Quem não se comunica, se trumbica!".

Jurados e as "chacretes"

Os jurados ajudavam a criar o clima de farsa, no qual se destacaram Carlos Imperial, Aracy de Almeida, Rogéria, Elke Maravilha e Pedro de Lara, dentre muitos outros.

Outro elemento para o sucesso dos programas para TV eram as chacretes - dançarinas, que faziam coreografias bastante simples e ingênuas para acompanhar as músicas. Além da coreografia ensaiada, as dançarinas recebiam nomes exóticos e chamativos como Rita Cadillac, Índia Amazonense, Fátima Boa Viagem, Suely Pingo de Ouro, Fernanda Terremoto etc. Apesar de vestidas de forma decorosa e rigorosamente acompanhadas pelo apresentador que lhes vetava, por exemplo, encontrarem-se com fãs, elas fizeram parte do universo erótico de gerações de espectadores do programa.

Lista de todas as chacretes: - Baby - Beth Boné - Bia Zé Colméia - Cambalhota - Chininha - Cleópatra - Cristina Azul - Daisy Cristal - Elvira - Elza Cobrinha - Érica Selvagem - Esther Bem-Me-Quer - Estrela Dalva - Fátima Boa Viagem - Fernanda Terremoto - Geni - Gláucia Sued - Gleice Maravilha - Graça Portellão - Índia Amazonense - Índia Poti - Leda Zepelin - Lia Hollywood - Lucinha Ti-ti-ti - Marlene Morbeck - Pimentinha - Regina Polivalente - Rita Cadillac - Rosane da Camiseta - Rosely Dinamite - Sandra Pérola Negra - Sandra Veneno - Sandrinha Radical - Sandrinha Toda Pura - Sarita Catatau - Sueli Pingo de Ouro - Valéria Mon Amour - Gracinha Copacabana.

Nos anos 70 e 80 elas eram as musas da televisão. Um bando de moleques e barbados esperavam os closes dos empolgados câmeras que colocavam aqueles corpões em close ocupando quase a sala inteira. No início eram conhecidas como as vitaminas do Chacrinha. A mais famosa de todas as chacretes foi, sem dúvida, Rita Cadillac.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comentem! Sinto-me inútil sem comentários...rs

Disqus