15/10/2008

Judeus x Palestinos

O conflito entre judeus e árabes na Palestina é causado por motivos religiosos. Os judeus entendem que a Palestina lhes foi dada por Deus há 4 Mil anos atrás. Eles pretendem reconstruir lá o templo de Salomão na Colina de Sion, onde os árabes construíram a mesquita de Omar. Então eles não lutam por ouro ou petróleo, mas sim por um lugar, uma colina: Sion. Os judeus, por sua vez, liderados pro Theoro Herzl concluíram que se a América era dos americanos, a Alemanha dos alemães, a Judéia tinha que ser dos judeus.

As raízes remotas do conflito remontam aos fins do século XIX quando colonos judeus começaram a migrar para a região. Sendo os judeus um dos povos do mundo que não tinham um Estado próprio, tendo sempre sofrido por isso várias perseguições, foram movidos pelo projeto do sionismo, cujo objetivo era refundar na Palestina um estado judeu. Entretanto, a Palestina já era habitada há séculos por uma maioria árabe.

Não querendo me aprofundar na história dessa guerra absurda, hoje me deparei com uma matéria mais estarrecedora ainda: uma moça de 18 anos, candidata à mulher-bomba. A jovem, recém-casada, afirma que o ataque suicida é o sonho de todo palestino.

Um correspondente da BBB no Oriente Médio conversou com a palestina que atende pelo pseudônimo de Oum Anas. Ela declarou com firmeza e clareza a respeito da decisão de se tornar uma mulher-bomba - ou mártir, termo usado pelos militantes.

Oum tomou sua decisão há um ano e seu marido sabe da sua escolha. Algumas das suas declarações:

"Decidi me tornar uma mártir porque esse é o sonho de todo menino e menina palestino vivendo nessa situação"

"Nós vemos a forma como os palestinos vivem, vemos o que a ocupação (por Israel) está fazendo conosco. Eles matam nossas crianças, nossas mulheres idosas, eles jogam bombas em nossas mesquitas mesmo quando estamos dentro, rezando"

"Tenho certeza de que este é o único caminho e é o caminho que amamos. Fomos criados para nos tornar mártires de Deus"

"Crianças são civis mas crescem e se tornam soldados. São todos iguais, todos foram educados para nos odiar"

"Eles precisam saber que a Palestina é apenas para os palestinos"

Fico aqui a me perguntar: qual a relação entre Deus e bombas?

"O mesmo Deus que rege o coração árabe, rege o coração judeu" - Mahatma Gandhi

4 comentários:

  1. http://mariquinhamaricota.blogspot.com/2008/10/judeus-x-palestinos-guerra-nacionalista.html ---- vc fez um texto excelente, me ajudou bastante,e o seu ponto de vista foi muito bom! parabens!

    ResponderExcluir
  2. amei... é dificil achar uma explicação assim, em linguagem simples sobre este conflito que se arrasta e não está nem perto de terminar, né? GOSTEI.
    E Mariquinha ou Maricota é como chamamos minha mae... risos... Vou linkar vc no meu humilde blog.

    ResponderExcluir
  3. Os Judeus estão usando contra o povo palestino métodos semelhantes, aqueles que os nazistas usaram contra eles. Invadem as terras palestinas, fazem construções ilegais e atacam a faixa de gaza com avião F14 é incrível, matam crianças, velhos e pousam como vítimas. Queria viver, para ver o planeta terra se desistegrando, e nós humanos pagando os nossos pecados. Um dia com a ajuda do próprio homem, Deus haverá de exterminar o homem da face da terra. Nós somos imundos e indignos de habitarmos um planeta tão lindo como a terra. Haveremos de sucunbirmos. Com certeza.

    ResponderExcluir
  4. O texto [e tendencioso, transcreve a participação de uma mulher bomba e nao da representante de um povo oprimido.
    Vejamos que o texto finaliza referindo-se à relação BOMBA & DEUS, quando deveria referirse também a OPRESSAO & DEUS, atribuindo a parte de culpa do governo de Israel.

    O texto tene a culpar à jovem palestina, por ser revoltada com a situação do seu povo, sem buscar negando buscar as raízes da revolta.

    ResponderExcluir

Por favor, comentem! Sinto-me inútil sem comentários...rs

Disqus