14/10/2008

A polêmica dos centímetros

Homens insatisfeitos fazem de tudo para aumentar órgão sexual. Médicos alertam para os riscos.

Uma das reclamações mais ouvidas nos consultórios de Urologia diz respeito às medidas masculinas. Segundo os médicos, poucos são aqueles satisfeitos com o tamanho do seu órgão sexual. O que parece prevalecer entre os homens é a tese do “quanto maior, melhor”. E, na busca por uns centímetros a mais, eles são capazes de usar aparelhos de tração ou bombas a vácuo, e até mesmo se submeter a cirurgias.

Só no consultório do andrologista Bayard Santos, em Porto Alegre, são realizadas 40 cirurgias por mês. Para ele, o procedimento só é recomendado em último caso, quando os aparelhos extensores penianos não surtirem mais efeito. A técnica cirúrgica consiste em cortar ligamentos que prendem o pênis aos ossos da bacia e garante cerca de 2 cm.

“Para alguns pacientes, o tamanho do pênis atinge proporções existenciais. E, por mais tratamento psicológico que façam, nunca vão se livrar do problema. É preciso cuidado com os aparelhos à venda. Na ânsia por resultados imediatos, podem causar lesões sérias no pênis”, alerta.

MÉDIA DE 14,5 CM

Segundo estudos realizados no Brasil e nos EUA, o tamanho médio do pênis ereto do brasileiro é de 14,5 cm — 1,6 acima do órgão do americano. Mas isso parece não ter importância quando alguém cisma que não é o suficiente. O ex-modelo Roberto Vasconcellos, 38, usou por dois anos um aparelho de tração para aumentar o pênis. Não satisfeito, ainda se submeteu a cirurgia.

“Em quatro meses de uso do aparelho, eu já havia ganho 2 cm. Ao fim de quase um ano, cheguei a 21 cm. Em 2003, me submeti a cirurgia e ganhei mais 2 cm. No final das contas, passei de 17 para 23 cm. Não fiz a cirurgia para agradar a ninguém. Fiz para agradar a mim mesmo. Se você acha que a cirurgia é importante para o seu bem-estar, então faça”, afirma Roberto.

Para a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a questão não é tão simples assim. Segundo o urologista Carlos Da Ros, a eficácia e a segurança das técnicas cirúrgicas ou mecânicas ainda não foram cientificamente comprovadas. Por isso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) só recomenda a cirurgia para quem sofre de micropenia, ou seja, tem o pênis menor que 7 cm. Ou em casos de reconstrução do órgão sexual devido a câncer.

“No mercado, há falsas promessas sem respaldo ético ou científico. O grau de segurança é zero. As técnicas cirúrgicas também não garantem bons resultados. Podem causar seqüelas, como cicatrizes, deformações e impotência. O paciente que chega ao consultório reclamando de pênis pequeno não deve ser encaminhado à sala de cirurgia e, sim, ao divã do analista. O problema é mais psicológico que anatômico”, assegura Da Ros.

CURIOSIDADES

RECORDE

Um dos pacientes do andrologista Bayard Santos foi parar no “Guiness Book of Records” como o maior aumento peniano já realizado no mundo: 16 centímetros. O paciente, que não teve o nome divulgado, passou de 11 centímetros para inacreditáveis 27 centímetros.

COMPRIMENTO

O tamanho médio mundial do pênis ereto é de 13,7 centímetros. Cerca de 2,5% da população mundial sofre de micropenia, quando o órgão sexual masculino mede menos de 8 centímetros. Segundo o Instituto Kinsey, o menor pênis ereto já encontrado media 4,8 centímetros.

ESPESSURA

A circunferência do pênis também pode ser classificada em pequena, média e grande. Um pênis grande é aquele que mede de 13 a 15 centímetros; o médio, de 10 a 12 centímetros e o pequeno, menor do que 9 centímetros de circunferência.

EREÇÃO

Para o sexólogo Amaury Mendes Júnior, mais importante do que ser bem dotado é atingir uma boa ereção. “É melhor ter um pequeno alegre do que um grande bobão”, brinca. Ele explica que apenas um terço da vagina é vascularizada. Ou seja, só tem sensibilidade nos primeiros 4 centímetros.

‘APELIDOS’

Alguns homens costumam dar nomes aos seus órgãos sexuais. O ex-presidente dos EUA, John Kennedy, apelidou o seu de “JJ”. Já o comediante Charlie Chaplin referia-se ao seu como “a oitava maravilha do mundo”. O milionário grego Aristóteles Onássis dizia que o seu era “o segredo do meu sucesso”.

Por André Bernardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comentem! Sinto-me inútil sem comentários...rs

Disqus