30/12/2008

Faça seu pedido

A época é propícia para se fazer promessas e pedidos. Parece que deixamos para o dia 31 de Dezembro para listarmos nossos objetivos para o próximo ano, como se ter objetivos nos outros dias e meses do ano fosse menos importante...

Falando em desejos, encontrei por aí uma matéria interessante: uma fundação que realiza sonhos. Mas não são sonhos de pessoas comuns, como eu, como você. São sonhos de crianças que sofrem de enfermidades que colocam suas vidas em risco. Essa fundação chama-se Make a Wish e já tem representante no Brasil.

A Make a Wish foi inspirada na experiência de Christopher Greicius, um garoto americano que sonhava ser policial. Em 1980, aos sete anos, sua leucemia piorou e um amigo de sua mãe decidiu ajudar a realizar seu desejo. O menino foi nomeado policial honorário, ganhou uniforme personalizado e voou de helicóptero.

A mãe de Chris foi uma das fundadoras da organização, hoje presente em 32 países. Foram quatro anos até assinar a filiação da Make a Wish brasileira, em outubro. A entidade está treinando voluntários e busca patrocinadores.

O presidente, o empresário Salim Tannus Neto, conheceu a iniciativa quando morava nos EUA. Antes de realizar o desejo de Jaíne, a equipe ajudou a Make a Wish argentina a levar um menino de oito anos para o GP do Brasil de Fórmula 1. Ele teve direito a foto com o piloto Lewis Hamilton.

Qualquer pessoa pode mandar o desejo de pacientes que se enquadrem nos critérios -ter entre 3 e 18 anos e uma doença que ponha a vida em risco. Os contatos para informação e para quem quiser ajudar o projeto estão em http://www.makeawish.org.br/.

Não há exigências socioeconômicas, só não é permitido solicitar desejos que ponham a vida da criança em perigo. E os médicos da criança têm que dar autorização.

A variedade de pedidos é enorme. Viagens, desejos de ser princesa ou bombeiro e de conhecer celebridades são comuns.

Uma panamenha quis só um sapato - novo e do tamanho de seu pé, já que sempre usara pares doados. Na Alemanha, um garoto quis conhecer o presidente dos EUA, George W. Bush - pedido aceito na hora pela Casa Branca. O papa também é disponível: os pedidos de conhecê-lo mantêm a Make a Wish italiana ocupada.

A idéia do projeto é mostrar que é possível ter esperança e sonhar, apesar da dificuldade que é viver com limitações de saúde. Achei bem bacana.

E você? Se existisse um projeto assim, para adultos saudáveis como nós, qual seria o seu sonho, seu desejo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comentem! Sinto-me inútil sem comentários...rs

Disqus