29/12/2008

Pequeno balanço de 2008

Final de ano é época de fazer um balanço do ano que passou. Contabilizar erros e acertos, traçar objetivos para o próximo ano. Parar de fumar, perder aqueles quilinhos a mais, começar uma atividade física, ter bons hábitos alimentares...São receitas e mais receitas pipocando na Internet, como se fossem textos de auto ajuda, com dicas para um ano melhor.

Certa vez postei aqui um texto do qual gosto muito e que também faz parte do meu perfil no Orkut. São palavras de D. Cacilda, uma senhorinha de 93 anos que passou a viver numa casa de repouso após o falecimento do seu esposo, com quem viveu por 70 anos.

"Depois de esperar pacientemente por duas horas na sala de visitas, ela ainda deu um lindo sorriso quando a atendente veio dizer que seu quarto estava pronto. Enquanto ela manobrava o andador em direção ao elevador, eu dei uma descrição do seu minúsculo quartinho, inclusive das cortinas de chintz florido que enfeitavam a janela.

Ela me interrompeu com o entusiasmo de uma garotinha que acabou de ganhar um filhote de cachorrinho.

- Ah, eu adoro essas cortinas...

- Dona Cacilda, a senhora ainda nem viu seu quarto... espera mais um pouco....

- Isso não tem nada a ver, ela respondeu, Felicidade é algo que você decide por princípio. Se eu vou gostar ou não do meu quarto, não depende de como a mobília vai estar arrumada... vai depender de como eu preparo minha expectativa. E eu já decidi que vou adorar. É uma decisão que tomo todo dia quando acordo. Sabe, eu posso passar o dia inteiro na cama, contando as dificuldades que tenho em certas partes do meu corpo que não funcionam bem... ou posso levantar da cama agradecendo pelas outras partes que ainda me obedecem. Simples assim?... Nem tanto; isso é para quem tem auto-controle e exigiu de mim um certo "treino" pelos anos a fora, mas é bom saber que ainda posso dirigir meus pensamentos e escolher, em consequência, os sentimentos.

Calmamente ela continuou:- Cada dia é um presente, e enquanto meus olhos se abrirem, vou focalizar o novo dia, mas também as lembranças alegres que eu guardei para esta época da vida. A velhice é como uma conta bancária: você só retira aquilo que guardou.

Então, meu conselho para você é depositar um monte de alegrias e felicidades na sua Conta de Lembranças. E aliás, obrigada por este seu depósito no meu Banco de Lembranças. Como você vê, eu ainda continuo depositando e acredito que, por mais complexa que seja a vida, sábio é quem a simplifica".

Receita da Da. Cacilda para se manter jovem:

Jogue fora todos os números não essenciais para sua sobrevivência. Isso inclui idade, peso e altura. Deixe o médico se preocupar com eles. Para isso ele é pago.

Freqüentemente dê preferência a seus amigos alegres. Os "baixo astrais puxam você para baixo".

Continue aprendendo. Aprenda mais sobre computador, artesanato, jardinagem, qualquer coisa. Não deixe seu cérebro desocupado. Uma mente sem uso é a oficina do diabo. E o nome do diabo é Alzheimer.

Curta coisas simples.

Ria sempre, muito e alto. Ria até perder o fôlego.

Lágrimas acontecem. Agüente, sofra e siga em frente. A única pessoa que acompanha você a vida toda é VOCÊ mesmo. Esteja VIVO, enquanto você viver.

Esteja sempre rodeado daquilo que você gosta: pode ser família, animais, lembranças, música, plantas, um hobby, o que for. Seu lar é o seu refúgio.

Aproveite sua saúde. Se for boa, preserve-a. Se está instável, melhore-a. Se está abaixo desse nível, peça ajuda.

Não faça viagens de remorsos. Viaje para o shopping, para cidade vizinha, para um país estrangeiro, mas não faça viagens ao passado.

Diga a quem você ama, que você realmente os ama, em todas as oportunidades.

E LEMBRE-SE SEMPRE:

"A vida não é medida pelo número de vezes que você respirou, mas pelos momentos em que você perdeu o fôlego: de tanto rir... de surpresa...de êxtase... de felicidade..."

Alguns recadinhos meus:

* De vez em quando revejo meus contatos no Orkut, no MSN, etc. E não tenho o menor remorso em deletar pessoas que, em algum momento de suas vidas, me adicionaram - ou eu as adicionei - mas que raramente, ou nunca, falam comigo, ou me mandam um scrap. Não gosto de ser figurante em lugar nenhum e não vou servir só para aumentar o número de 'amigos' de ninguém;

* Eu ando totalmente intolerante nos últimos tempos. Quem sabe no próximo ano eu não consiga me doutrinar a respeito disso? Digo isso porque fico realmente muito triste e decepcionada quando envio um e-mail de saudades ou de preocupação e não obtenho resposta. Lembro-me o ditado que diz: 'Não trate como prioridade quem lhe trata como opção';

* Alguns amigos blogueiros passam, assim como eu também já passei, por momentos de reflexão e pausa nos seus escritos. Tenho 3 links aqui que ficarão aí eternamente. Mesmo que as pessoas tenham sumido no mundo, elas continuam no meu coração. 'Ouviram', Kane, Matilde e Walt?;

* Outros optam por tirar seus blogs do ar. Para mim aparecia um blog liberado apenas para leitores convidados. Como eu prefiro acreditar que a mensagem apareça para todos, o link para o blog da Layla saiu temporariamente do meu sidebar, mas voltará assim que a blogueira e poeta retorne das suas 'férias' como escritora. A bichinha é talentosa!

Enfim, tentar ser feliz é uma das minhas metas, assim como viver em paz, dormir sem pesadelos e, se não puder fazer mais amigos, não conquistar inimigos.

"Não mude a sua natureza se alguém lhe magoar. Apenas tome as devidas precauções."

"O sucesso na vida não depende de receber boas cartas, mas de jogar bem com cartas ruins."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comentem! Sinto-me inútil sem comentários...rs

Disqus