Ela não faz distinção de raça, credo, sexo, idade ou status social. Também não escolhe local nem hora para chegar, vai aparecendo aos poucos. Divertida ou estranha aos olhos alheios, o fato é que a mania faz parte do cotidiano da maioria das pessoas. Afinal, quem nunca se pegou fazendo algo de um modo todo particular, sem qualquer sentido para os outros? E, veja bem, não estamos falando das excentricidades de astros pop, como pedidos de centenas de toalhas no camarim. Mania é algo bem mais corriqueiro do que isso.
Outro dia achei curioso ver André arrumar a sua cama, dispondo travesseiros e almofadas de maneira simétrica. Sei bem o que é essa mania de arrumação, pois sou bem parecida com ele.
Li em algum site de psiquiatria que a mania de arrumação de forma obsessiva é característica de pessoas também obsessivas, isto é, com características de organização, pontualidade e escrupulosidade em relação aos outros. A pessoa valoriza-se a si mesma, arrumando o mundo à sua volta, como reflexo de arrumação do seu mundo interior. Pode estar a arrumar ou a limpar outras coisas que a perturbam, isto é, de novo uma forma simbólica de se libertar de ansiedades.
Se for apenas uma fase, considera-se uma forma natural de resolver as suas dificuldades, senão, se se sentir mal com isso, deve procurar ajuda de um psicólogo e se esta não resolver (evoluindo para uma doença, ansiedade com comportamentos obsessivo-compulsivos), deve procurar um psiquiatra.
Pela manhã de hoje, André passeou pela casa e, em cada lugar que encontrou algo fora do lugar, esmerou-se para deixar tudo arrumadinho: as almofadas da sala, os objetos que enfeitam os armários e prateleiras, as almofadas dos sofás do lado de fora e as espreguiçadeiras. Até a posição das espreguiçadeiras ele arrumou.
Quando eu vejo uma bagunça generalizada como a que vemos nos quartos do BBB eu penso: eu JAMAIS conseguiria participar de um programa como esse. Aquelas coisas todas jogadas nos cantos, camas desarrumadas, toalhas penduradas por cima das luminárias, calçados pelo chão. Acho até mesmo que isso ia ser motivo de briga e de indicação para o paredão: eles me indicariam por ter mania de arrumação e limpeza e eu indicaria os bagunceiros, pela falta de respeito ao espaço coletivo.
Entre os comportamentos excêntricos mais conhecidos estão:
- Não dormir com a porta do armário aberta;
- Renomear devidamente todos os arquivos do PC;
- Lavar as mãos ao chegar em casa;
- Dispor todos os cabides virados para o mesmo lado;
- Arrumar a coleção de CDs em ordem alfabética;
- Checar mais de uma vez se o gás está fechado ou se a porta de casa ou do carro estão trancados;
- Jamais entrar num avião com o pé esquerdo;
- Morder os lábios e ou tirar as pelezinhas dos lábios e das bochechas;
- Contar postes ao andar de carro ou de ônibus;
- Tirar cabelos que caem e fios soltos das roupas de outras pessoas;
- Contar os passos que dá e/ou os degraus por onde passa;
- Não pisar em linhas.
E você, tem alguma mania?