Sem Carla e Raissa, Roberto Justus cria uma tarefa inovadora e que vai mexer com os candidatos.
Rutênio e Ana Paula livram-se da demissão e retornam ao hotel. São recebidos com muita festa pelos colegas de grupo. Eles se encontram com Justus, Claudio Forner e Walter Longo na Academia de Serviços TAM.
A missão de hoje é desenvolver uma matéria jornalística de até três minutos de duração. A qualidade, a execução e o conteúdo serão os itens avaliados e julgados pelo empresário, seus conselheiros e a própria TAM.
Quatro dias é o prazo que as equipes têm para concluir o projeto. Karina é a líder escolhida pelo grupo Maxxi. E Pedro comandará os trabalhos da Best.
Após o briefing do cliente, os aprendizes se dirigem ao WTC, para darem início ao planejamento da tarefa.Rebeca, a única estudante de jornalismo da equipe Best, é logo questionada pelos colegas sobre qual a melhor maneira de prosseguir. E ela diz que tem experiência no assunto e poderá ajudar no que for necessário.
Karina, por sua vez, divide o grupo em dois. Uma parte dos estudantes cuidará da pauta, criação jornalístico, gancho e roteiro. Os demais integrantes fazem contatos com produtoras. Espertamente, Rodrigo conseguiu uma permuta com o fornecedor, que cedeu a ilha de edição por um dia e gratuitamente.
Pedro também negocia com uma produtora de vídeo, mas fala em valores. Ele questiona sobre o texto produzido por Rebeca e as demais integrantes, mas depois de conferir o resultado do material, confessa que esperava mais de Rebeca, por sua "experiência na área".
O trabalho começa, quando Best e Maxxi saem na rua para gravar tomadas, entrevistas e passagens.
Álvaro e Pedro discutem se o tom de Rebeca em suas locuções não é extremamente publicitário, e o quanto a estudante poderia contribuir com o trabalho por meio de técnicas e dicas que os demais desconhecem. A goiana rebate, dizendo que não se sente totalmente responsável pelo sucesso desta tarefa.
Maxxi finalizou as entrevistas programadas, e as fontes renderam boas sonoras, segundo a líder Karina. Enquanto isso, Rebeca grava no corredor de uma nave um dos trechos da matéria de sua equipe. Pedro considera que o material captado foi de boa qualidade.
A equipe vencedora da segunda tarefa finaliza sua matéria jornalística no terceiro dia de prova. Todos se mostram satisfeitos e confiantes com o resultado final. Os demais integrantes preparam uma apresentação estruturada e emocional, para explicar os conceitos que serão mostrados durante a exibição da matéria.
Best enfrenta alguns problemas com o tempo. Ana Paula e Rebeca mostram-se aflitas, enquanto Pedro e Lucas estão tranquilos e otimistas. Passa das dez da noite quando Pedro vai checar a apresentação preparada por Mariana, Rutenio e demais membros para o dia seguinte.
O vice-presidente de finanças e a diretora de marketing da TAM acompanham Roberto Justus, Walter Longo e Claudio Forner no dia da exibição dos trabalhos das duas equipes. O Cine TAM foi reservado especialmente para a data.
Pedro, visivelmente nervoso, dá início às apresentações, mas comete um erro e troca o nome de uma das principais executivas da companhia, já nos agradecimentos iniciais. Justus dirige-se à Manuela Amaro, e confere se realmente o aprendiz a chamou de "Juliana".
Tenso, Pedro comete erros de português, e convida os presentes a uma degustação após a exibição da matéria - que, segundo ele, trata dos diferenciais e benefícios do cartão Fidelidade. Porém, o vídeo se assemelha a um informe publicitário, e a insatisfação de Justus com o trabalho realizado é visível. Todos se sentaram nos bancos, de costas para os clientes, como se também estivessem ali como convidados, e isso não passou despercebido pela equipe de avaliação.
A equipe Maxxi, por sua vez, apresentou duas versões da matéria - uma com três minutos de duração e outra com apenas um e legendada - para elevadores, aeroportos e lugares onde o som não poderia ser ouvido. Rafael e Karina lideraram a explicação.
Algum tempo depois, o resultado é anunciado, e a equipe Maxxi ganha a prova com muita tranquilidade. Já no anúncio, Justus avisa Best que terão muito assunto na sala de reunião e que está profundamente decepcionado com o grupo.
A equipe vencedora ganhou uma viagem para Roma. Karina escolhe Taila para ficar em São Paulo, por considerar que a colega foi a que menos brilhou, frente aos demais. Frente ao resultado, Justus presenteia Taila com mais uma passagem e ela parte para Roma junto com os colegas.
A sala começa tensa. Roberto Justus erra de forma proposital o nome de Pedro, ao começar a reunião - para explicar o erro fatal da equipe, já no início da apresentação -, e o chama de Oscar.
Ele e os conselheiros comentam sobre a postura da Best na apresentação, sentando-se de costas para os clientes e conta um pouco sobre o brilhante trabalho da equipe Maxxi.
Pedro disse que a apresentação foi péssima, e reconhece que não foi bem. Mariana disse que avisou da necessidade de uma apresentação. Justus disse que Best não está integrada.Ana Paula toma a palavra, dizendo que não sabia que o material preparado por Mariana, Rutênio e Álvaro possuia sete slides, como foi argumentado, dando a impressão de que não houve conversa entre os integrantes.
Longo ressalta que o conteúdo era medíocre, mas que o grupo se preocupou com coisas supérfluas, como o figurino e até as bebidas, que nem foram servidas.Justus questiona Rebeca sobre a apresentação, porque não ela e sim, Pedro. Ela se defende dizendo que Pedro era o líder da prova e ficou acertado entre todos que ele ficaria à frente. O apresentador diz não se conformar com determinadas decisões tomadas.Mariana coloca que o grupo foi contra a idéia de apresentar qualquer material. Álvaro diz que não houve roteiro formal.
Mariana, Rutênio e Álvaro citam Rebeca, que devolve a indicação a Álvaro. Ana Paula diz que alguns do grupo dão a cara a bater e outros ficam nos bastidores, e critica Álvaro.
Lucas também indica Rebeca. Por fim, Pedro, Álvaro e Rebeca voltam para a segunda parte da sala.
Justus inicia a sala perguntando à Pedro se ele faria diferente a apresentação desastrosa. E o aprendiz diz que sim. Justus pede então que Pedro se apresente. E todos fazem o mesmo.
Ele afirma que este exercício deveria ter sido feito antes de qualquer decisão tomada. E Pedro reconhece que teve o desempenho mais fraco.
Justus diz que as tarefas delegadas são do grupo, e não somente de um. Álvaro diz que Justus é hiperbólico. Pedro é demitido pela liderança desastrada.
E Justus recomenda ao grupo que mostre seu potencial em fatos e atos, para não terem problemas futuros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, comentem! Sinto-me inútil sem comentários...rs