16/04/2009

Que deliciazinha são essas crianças!


Ao ver pela primeira vez a menina Maísa dividindo a apresentação de um programa com Sílvio Santos, logo encantei-me com a sua graça, inteligência, desenvoltura e vivacidade. Chamou-me a atenção a sua incrível semelhança com uma outra menina pródígio que conquistou uma imensa legião de fãs no mundo inteiro, a partir da década de trinta do século XX: Shirley Temple, atriz norte-americana, nascida em Santa Monica, em 1928.


Shirley foi a maior estrela mirim da TV e do cinema norte-americanos da década de 1930 e, também, a mais famosa de todos os tempos. Seus filmes eram sucesso de bilheteria. Ela apaixonava as pessoas de todas as gerações. Seu penteado e seus vestidos eram imitados até a década de quarenta, pelas meninas. Ela foi a criança mais fotografada no mundo, e estrelou mais de 40 filmes e 50 produções para televisão. Ganhadora de um Oscar especial aos seis anos de idade, Temple foi a salvadora da Fox e do público na época da Depressão. Foi campeã de bilheteria de 1935 a 1938 com sua graça, seu incontestável talento e aquele seu sorriso encantador, com covinhas nas bochechas.


Pesquisando sobre Maísa, fiquei sabendo que ela teve seu visual inspirado nos vestidos, e no penteado de Shirley Temple. Silvio Santos teria notado a semelhança de Maísa com a atriz mirim norte-americana aos 5 anos de idade, e teria tido a ideia de usar o mesmo visual dela em Maísa. Em outubro de 2008, ela fechou contrato com o SBT, aonde vem fazendo enorme sucesso. Maísa Silva temseis anos, fala o que lhe vem à cabeça, aprendeu a usar o microfone de lapela em pleno ar, mas é a nova sensação do SBT.

Peralta e espaçosa, Maísa tem feito o apresentador passar por maus momentos ao vivo e a cores, seja fazendo perguntas embaraçosas ao apresentador, seja inquirindo pessoas da platéia. Menina dos olhos de Silvio, Maísa já é conhecida pelas “pérolas” que lança no ar. Desde que estreou como convidada do "Programa Silvio Santos", a pequena apresentadora vem arrancando gargalhadas das "colegas de auditório". Desenvolta e sem papas na língua, a menina já chamou o dono do SBT de 'idoso', arrotou ao vivo, revelou que Silvio usa peruca e por um triz não a arrancou da cabeça do apresentador.


Em um dos programas, Silvio Santos pergunta quem Maisa escolheria para salvar de um incêndio, ele ou uma amiguinha: “Você é meio idoso, né? Então eu ia te salvar... Ela [a amiga] sabe se virar.”.A seguir, o apresentador procura saber quem ela conhece que é velho: “Não quero falar, Silvio!”, diz a diabrete. Ele pergunta se é velho: “Mais ou menos... você é idoso... Eu fiquei sabendo que você tem uns 80 anos...” Tem quem resista à graça atrevida dessa garotinha?

Silvio se despede e diz que Maisa tem que ir embora: “E o salário?”, pergunta ela. A seguir, sai-se com esta indagação: “Silvio, improvisa a última pergunta para eu poderficar mais um pouco?”. Silvio Santos aprova as respostas inusitadas e até inconvenientes da diabrete tagarela. Pela forma carinhosa e divertida como ele reage às irreverências dela, é evidente ela é a menina dos olhos do patrão.


Como toda criança muito bem dotada de inteligência e de vivacidade, a menina Maisa não é fácil. Especialmente no programa do domingo - Pergunte à Maísa – ela apronta todas, esbanja talento e inteligência, respondendo, sem titubear e de improviso, com pose de pessoa adulta e voz de meninha de 6 anos, qualquer pergunta que lhe é feita, inclusive pelas pessoas da platéia.

No quadro, enquanto Silvio Santos conversava com um grupo de crianças, Maísa foi atrás dele e fez 'chifrinhos' em sua cabeça com os dedos, levando a platéia à risadas e aplausos. Depois disso, descobriu que o apresentador usava peruca e, num repente, tentou arrancá-la, fazendo o maior e mais cômico alarde: 'é peruca', gritou para a platéia. Sorridente, Silvio Santos levantou e saiu de perto da menina, com aquele seu indefectível bom humor. O vídeo caiu na rede e ficou no Top 5, do programa 'CQC', da Band.



Agora, indago: qual será o futuro de Maísa, hoje menina precoce, toda cheia de graça e sedução, exatamente como era Shirley Temple? Esta, aos dezesseis anos já não despertou o interesse de seus antigos admiradores. Tornara-se uma mocinha baixinha, gordinha, sem graça e sem talento para outros papéis diferentes dos que representara quando criança. Deixou o cinema e abraçou a carreira diplomática, com sucesso e competência. Dela só ficou a doce e divertida lembrança de uma menina encantadora que, como Maísa, fizera tanto sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comentem! Sinto-me inútil sem comentários...rs

Disqus