04/03/2010

O Twitter e as ofensas

Quem me conhece sabe que não sou pessoa de sair por aí ofendendo nem batendo boca com ninguém. Também não uso da estratégia de alguns blogueiros de declarar guerra a outros blogueiros através de seus posts. Acho pobre, mesquinho, feio e desnecessário. Não frequento sistemas de comentários para atacar ninguém, não visito blogs onde acho que vou me aborrecer, enfim, tento fazer desta maravilhosa ferramenta que é a internet, um instrumento de prazer.

Aqui no Mariquinha sempre prezei pelo respeito mútuo, nunca permitindo ofensas nem agressões. Fiz alguns bons amigos, perdi alguns que talvez não fossem tão amigos assim, mas tenho a minha consciência tranquila.

O Mariquinha foi criado em 2007 com o intuito de comentar o programa Big Brother Brasil. O que era uma brincadeira, passou a ser diversão, porque é através deste blog que exponho minhas percepções, minhas opiniões sobre esse e outros realities e sobre assuntos variados, quando o programa termina.

Infelizmente não tenho tempo de ficar papeando no sistema de comentários, e as minhas visitas aos blogs amigos diminuiram bastante, devido à minha vida atribulada. Sempre os leio, mas deixo de comentar, para poder ler todos. Sei que é via de mão dupla, pois eles podem pensar que os abandonei, que não os visito mais e também não virem mais aqui, mas é o preço que pagamos, certo? Todos vão estar sempre entre as minhas leituras diárias obrigatórias, podem apostar. Love U all!

Aqui no Rio - não sei se em outros lugares também - costuma-se dizer que a torcida do Flamengo é 'favelada'. O que prova que toda generalização é burra. Tem muito rico flamenguista doente, podem apostar. Também dizem que todo carioca é malandro/ladrão/vagabundo/traficante, toda paulista é babaca, todo baiano é preguiçoso, todo mineiro é enrolão, todo pelotense é viado...Dizer que toda unanimidade é burra é uma estupidez maior ainda. Nunca conheci uma pessoa que odiasse Ayrton Senna. E não estou querendo comparar o herói com Dourado não, porque aí eu é que seria burra. Estou falando de unanimidade e do perigo da generalização.

Dos pouco mais de dois mil e quinhentos visitantes que tenho diariamente, bem poucos são os que comentam meus posts. Não me importo com a quantidade de comentários. Não sou blogueira paga para movimentar torcidas, não tenho interesse financeiro algum com o meu blog e nem procuro popularidade. Eu prezo sim pelo respeito; isso eu faço questão de manter por aqui.

Meus visitantes são direcionados para cá principalmente pelos blogs do Kane (Sociedade Brasilis) e da Mari (Cartas para Bial), ambos com torcida declarada contra Dourado, por quem eu torço. Isso não me faz inimiga dos dois, nem eles me odeiam por isso, graças ao bom senso e carinho que prevalece entre nós.

Eu já uso o Twitter há algum tempo, mas somente a partir do início do BBB10 passei a intensificar o uso da ferramenta. O Twitter não é como nossos sistemas de comentários, onde podemos bloquear alguém que nos ofende, que nos agride. É claro que lá também podemos bloquear pessoas, não segui-las mais, mas o Twitter é um grande mural onde as pessoas falam o que querem e os incomodados que se mudem.

Desde que Dourado retornou ao BBB, o Twitter virou palco de julgamentos. Nunca li tanto absurdo a favor e contra Dourado. Ofensas, xingamentos, ódio. E eu me pergunto: até onde xingar a torcida daquele por quem você não torce, vai fazer de você uma pessoa acima do bem e do mal? Por que é necessário ofender e atacar os outros para que a sua verdade seja mais convincente?

Muita gente reclama que é ruim assistir um reality onde o ganhador já foi definido desde o princípio. Mas me diz: foi Boninho quem decidiu? Foi a Globo? Tenho certeza que não. Não vou aqui tentar explicar os motivos pelos quais torço pelo Dourado, porque tomaria muito tempo de vocês (leia o post da Srta. Beltrana, ela foi perfeita!). Apenas peço que me respeitem e que lembrem-se de que, quando xingam a torcida de Dourado, estão me atacando também, e isso não é legal. Fica a dica.

24 comentários:

  1. perfeita suas colocacoes...

    ResponderExcluir
  2. Com certeza!!!
    Tô pagando pra não me aborrecer!
    Quero me divertir.
    Estou ficando cada vez mais no meu canto, exponho o que penso, porque é um direito meu, discordo e concordo com o mesmo respeito, independente de quem seja a pessoa.
    Esse BBB vai passar, e tomara que num próximo, estejamos preparados pra lidar com tudo isso.

    beijos e seu cuida!

    ResponderExcluir
  3. Vc sempre coerente em suas colocações. Eu pessoalmente já estou cansada de ser taxada de louca ou máfia pela Net só porque minha torcida é pelo Dourado. Cada um na sua galera. Cada um torcendo para o seu querido. Alias, qual é o favorito desses blogueiros????

    ResponderExcluir
  4. Oi Glória Mariquinha!

    Perfeito seu post e seus comentários... realmente, euzinha aqui, q não tenho blog, nem twitter, q male-male assisto as edições da TV do BBB, fico abismada, horrorizada, estupefacta e tudo mais, com essas chamadas "torcidas fanáticas"... pelamor né gente?? Quem é q vai ganhar o milhão e meio??? Alguém vai levar algum com isso???

    Gosto imensamente de ler seu blog, suas opiniões, assim como também o de Eva, da Mamis, do Kane, da Susan, do Mark, da Elis, da Scully... e o q gosto realmente é de ver a capacidade do ser humano de enxergar coisas tãããão diferentes num mesmo programa...

    Diz um velho ditado: o dia que TODOS tivermos a MESMA visão da vida, encontraremos a paz... Utopia pura!!!

    Enquanto isso, vamos respeitar o "jeito de ser de cada um" e ter em mente sempre que "cada um é único"... e francamente, BBB DEVERIA ser SÓ mais um programa de TV, direcionado para a diversão... ou não.

    Bjs menina!

    ResponderExcluir
  5. oieee! e vc tá melhorzinha????
    espero que sim!!!!
    ahhh eu adoro blocks, dou block no twiter, no Echo, no mail kkkkkkk
    não adianta querer argumentar com ALGUNS mesmo, só deixo liberado quem sabe argumentar, mesmo torcendo diferente
    bjus

    ResponderExcluir
  6. sempre que posso leio os seus post , quase não comento ,acho maneiro torço pro durado e acho uma injustiça as calunias sobre ele , deveriam ser todos processados adoro dourado de paixão

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga, li aqui que vc se submeteu a uma cirugia e espero que agora esteja tudo bem...quanto ao BBB, tb torço para o Dourado, desde o BBB4, e, assim como você, não acesso a Net, no pouco tempo que tenho disponível, para me estressar...portando nem leio e nem tomo conhecimento de blogs que, sem ter para quem torcer ou pela falta de argumentos válidos para torcer contra o Dourado, se contentam em desmerecer a torcida do mesmo, como se donos da verdade fossem.

    desde que vc abriu o "Mariquinha/Maricota" sou sua leitora de carteirinha, pela sua coerência e educação e mesmo ausente, não me esqueço de Você, uma das minhas primeiras amigas virtuais.

    beijos mil e fique bem.

    ResponderExcluir
  8. Sou Dourado!!! e adimiro os seus posts !!!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Gloria,

    Uma vez escrevi aqui que não sou de comentar muito aqui (quase nunca) mkas que é parada obrigatória ler seus posts. Não escrevo e todos os que leio por questão de tempo mesmo mas quero deixar registrado aqui que os motivos que vc descreveu neste seu post é que me fazem gostar de seu blog.
    Ah ! Já que comparou ao futebol... vale lembrar que ninguém passa a torcer por outro time porque foi ofendido. Pelo contrário. A torcida fica mais intensa então qual o objetivo de certas agressões, não é mesmo ?

    Espero que esteja 100% recuperada de sua operação
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Sou leitora do seu blog a muito tempo, apesar de pouco comentar. Acho que é uma leitura obrigatória, pela sua coerência. Como diz a frase: eu gosto de BBB e daí? Gosto sim, não nego, sigo, torço, tenho PPV, leio blogs e tenho twitter. Minha intenção com o twitter é uma só, saber as atualizações de vários blogs que leio, o que torna mais fácil. Jamais entrei em discussão para ofender ou defender quem quer que seja. Torço pelo Dourado pelo simples fato de ele ter me apresentado o melhor jogo, dentro do BBB10. Não tenho culpa se o Boninho selecionou um monte de bananas e se, as mulheres, como sempre, não se protejem. Deixei de ler vários blogs que incentivam votação, fazem multirão, ou tem os olhos fechados para os demais participantes. Quero mais é me divertir com o BBB, e é isso que sempre faço. Respeito é bom, eu gosto, e gostaria que todo mundo gostasse. Um abraço e cuide-se bem!

    ResponderExcluir
  11. Coerente e sensato este post. Concordo 100% que BBB deve ser só diversão, o tempo todo, com muitas risadas e sem baixo astral.

    Não defendo o politicamente correto e gosto de xingar um participante ou outro, mas xingamentos inofensivos (tonto, chato, patético), nada que ofenda o caráter, a moral e integridade de ninguém.

    Penso que, quanto mais a gente interagir em nossos blogs, melhor. Eu torço para os coloridos, tu torces para o Dourado, fulano torce pra Lia, beltrano para Michel, mas todos nos visitamos, deixamos comentários e RIMOS JUNTOS.

    Quando o BBB acabar, ficarão boas lembranças e nenhm ressentimento.

    Bjs! Mande textos!

    ResponderExcluir
  12. Olá

    Concordo 100% com seu post. Parabéns.


    Eu gostaria de ver Dourado, Lia e Cadu na final, nessa ordem. Acho que eles são os merecedores dessa edição.

    Linkei o seu blog e gostaria que você linkasse o meu também. Meu blog é pró-Dourado.
    http://cantinhobbb.blogspot.com/

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Boa!! Também leio seus posts diariamente mas não sou de comentar...
    Prefiro nem entrar nos blogs contra o Dourado...chaaaatos...
    Força e honra!! rsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Glória,

    Sou contra o Dourado e estou evitando comentar em quem é a favor porque já senti um clima até mesmo em blogs amigos.

    Mas não sou contra nem você e nem nenhum dos amigos que permanecem sempre bbb após bbb. :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Postei algo parecido no meu blog tbém. CAnsei de ler absurdos. Pessoas desrespeitosas e que não sabem se divertir com um programa como o BBB.
    Eu quero o direito de torcer pelo Dourado tbém, de não curtir os outros... Mas continuo respeitando a opinião de cada um.

    BJs.

    ResponderExcluir
  16. Adorei o post. Eh isso ai. Respeito sempre. Flamenguista eh o sucesso, mas tem todas as torcidas contra. Com Dourado acontece algo semelhante. Flamenguista, seja favelado ou nao, eh antes de tudo feliz pra caramba. E pulsante...muito pulsante!!

    ResponderExcluir
  17. Goiano disse...

    Oi Gloria!
    Saudade de ti. De comentar aqui no BLOG. De interagir mais. Porém neste semestre estou trabalhando o dia todo e ainda peguei 4 disciplina na faculdade. E ainda tem a cobrança do meu amor que não sobra tempo. Imagina a minha correria de vida!

    Neste BBB 10 estamos em barcos diferentes. Não gosto da forma como DOURADO chegou e colocou-se no jogo. Veio com um script pronto e bloqueou todos os outros. Mais este é apenas meu ponto de vista e não é por isso que vou deixar de curtir o BBB. Tenho orgulho de dizer que assisti a todas as edições e cada uma me surpreende de alguma forma. Esse BBB me parece muito o que o vencedor foi o tal CAWBOY - odiei aquele BBB.

    Inicialmente achei que me apaixonaria por este, mais me surpreendeu de forma negativa. Três favoritas minhas já saíram. Restam minhas esperanças na MAROCA e SERGINHO. O CADU não fez por merecer o prêmio final.

    Interessante que você tem varios motivos para torcer pelo DOURADO e eu tenho meus motivos para recusa-lo. Mais gosto de passear por aqui, ler o comentário das meninas, sentir o clima familiar que reina aqui no seu espaço: que contém respeito entre os comentaristas.

    Beijos de Goiânia.
    Beijos de Goiás

    GOIANO

    ResponderExcluir
  18. Frequento esse blog a muito tempo, e adorooooo... diariamente faço aqui, a minha leitura diária, naum comento sempre pois o tempo naum deixa. É aqui e lá em Eva, passo todos os dias, p ler textos coerentes e muito bem escritos. Vejo aqui um blog muito respeitoso e até mesmo os comentaristas, pessoas do bem.
    Qd vejo q um lugar naum dar p mim, naum vou mais lá, jamais entrei em algum blog p falar mau, xingar e desmerecer alguém.
    Nesse bbb tb torço pelo Dourado, e qd sem querer, entro em algum blog anti-Dourado, me retiro na mesma da hora, pois naum me interessa o q tem lá, prefiro me divertir nos blogs q torcem pelo mesmo q eu, naum vou perder meu tempo p ir p lá ofender nem atacar ninguém. Acho um absurdo e muito mesquinho uma pessoa se prestar a esse papel.
    Acho q é aí q entra aquele ditado "os incomodados q se mudem", vai procurar o lugar q te agrada, pq antes de tudo tem q ter respeito, cada um ver o jogo de uma maneira diferente e tira suas próprias conclusões e daí procura sua tribo p torcerem juntos pelo seu jogador preferido.
    O q vale mesmo é a gente se divertir, aprendendo a respeitar, a opinião de cada um, bbb é diversão, e naum um incentivo a guerra, ódio, ofensas, nem inimizades. Tudo tem q ter ordem e decência, chega de tanto absurdos.

    ResponderExcluir
  19. É papo de gente que se sente perdedora...
    No BBB7, já sabíamos, e Alberto caubói também, quem seria o vencedor com muitas semanas de antecedência.
    Daí a postura de Alberto, "melando" a vontade dos srs. doninho e pial, eliminando um a um todos os participantes que poderiam chegar à final junto com alemão e abrindo chance para os G5 - Jogada de Mestre!
    Muita gente não concorda com isso, mas é a real!
    Voltando ao BBB10, porque agora dizem q a casa vai ficar um marasmo, pq já se conhece o vencedor? Morro e não entendo, hehehe!

    ResponderExcluir
  20. Dani Brandon is my King5 de março de 2010 às 04:25

    Oi,Glória!

    Acabo de comentar no blog da Bel sobre isso. Ñ tem pq essa guerra entre blogs e estou achando muito infeliz todas essas ofensas e xingamentos no meio virtual. Frequento o Cartas e a Mari ficou muito chateada 2 semanas atrás, quase deixou de falar de BBB.

    Frequento seu blog há 2 anos, mas comentei poucas vezes aqui. Ano passado estávamos na mesma torcida, este ano nao, mas td bem, quem sabe no 11, o importante é ter respeito.

    Sorte pra vc e melhoras!!!

    Abs

    ResponderExcluir
  21. Bom dia

    Eu sempre gostei desse blog, esse ano estamos emm torcidas contrarias rs mas isso nuncaa me impediu de vir aqui comentar, paraabéns pelo texto maraavilhoso, concordo com tudo, pazz

    PS: Eu sempre venho aqui do cartas paraa bial rsrsrs

    beijos

    ResponderExcluir
  22. Glória

    Não pude comentar o texto acima, porque não soube como fazê-lo. Vi os comentários na lateral. Não sei como usar esse sistema.

    Poisé, comadre, a brigalhada e a troca a tiros está mesmo uma tristeza. Tudo por pura intolerância e imaturidade das partes envolvidas. Lastimo que as coisas chegueam a tal ponto.

    ResponderExcluir
  23. Eva, o sistema de comentários continua da mesma forma. Aquilo ali do ladinho é só um bafão diferente, não é pra usar, só pra ler. Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Mariquinha

    Certo. Entendi! Eu devo ter-me enganado...

    ResponderExcluir

Por favor, comentem! Sinto-me inútil sem comentários...rs

Disqus