17/05/2007

Artistas vivem em casa de vidro no meio de Pequim

Exposição critica a forma como os chineses vivem hoje em dia

Os artistas plásticos chineses Ye Fu e Hairong Tiantian estão morando em uma casa de vidro montada no meio de uma praça pública no leste de Pequim.

A exposição, que fica na zona 798, uma região conhecida por abrigar artistas, é, segundo os autores, uma instalação ousada que tenta "chocar" os chineses e fazê-los pensar sobre as mudanças da vida moderna.

O quarto dos jovens artistas tem as mesmas dimensões de um flat normal usado por jovens casais, afirma o curador da instalação, Huang Yan.

Segundo ele, a exposição critica a forma como os chineses vivem hoje em dia, com pequenos espaços e pouco contato entre vizinhos.

"Nós, como pessoas modernas, estamos morando em flats caros como esse. Toda manhã, as pessoas saem de suas jaulas e toda noite elas se trancam dentro delas. As pessoas não se conhecem", afirma o curador.

"Estamos perdendo o senso de comunidade. Isso pode ser um preço que pagamos por nosso avanço."

A instalação artística tornou-se popular não só apenas entre os curiosos da região, mas gerou bastante interesse na internet. Há dez anos, uma exposição deste tipo dificilmente seria tolerada pelas autoridades chinesas. Muitos debatem se isso é um sinal de avanço social ou de declínio moral no país.

Esta não é a primeira vez que Ye Fu, de 29 anos, escolheu viver em um espaço estranho, em nome de sua arte. Há dois anos, ele morou em um ninho de passarinho no centro de Pequim, para simbolizar a redução nos espaços domésticos dos chineses.

Quem mais tem atraído atenção é a ex-modelo Hairong Tiantian, de 26 anos, especialmente de homens munidos com seus telefones celulares com câmeras. Na sociedade chinesa, a nudez ainda é um tabu. Ela diz que a mensagem artística da exposição é maior do que as críticas que tem sofrido.

Tricotadinhas...

* Flávia e Fernando marcaram a data do casamento para o início de julho. A cerimônia será realizada na igreja Nossa Senhora do Brasil, uma das mais tradicionais da capital paulista e terá Alemão e Siri como padrinhos do casal e a filha de Flávia, Sabrina, como dama de honra.

* Iris Stefanelli desfilou seu carisma na feira-butique “Casar 2007” nesta quarta-feira, 16, no Terraço Daslu, em São Paulo.

*Diego Alemão e Pablo Espósito curtiram a festa carioca Red Hot Energy Drink, que ocorreu na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, na noite de quarta-feira. Alemão deixou a baladinha às 2h30 e Pablo continuou por lá.

*O skatista e ex-participante do BBB7, da Globo, Felipe Cobra foi convidado para ser diretor regional da Associação Internacional de Esporte de Gravidade (IGSA). Leia matéria completa aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comentem! Sinto-me inútil sem comentários...rs

Disqus