15/06/2010

A estrela da Copa

Não tem pra ninguém, o destaque da Copa da Africa até agora tem sido a maldita vuvuzela. O nome até que é simpático, bonitinho, mas o barulho que a infeliz faz é de tirar qualquer um do sério.

A polêmica das vuvuzelas continua. Nesta terça-feira, a rede de TV britânica "BBC" afirmou que cogita transmitir os jogos da Copa do Mundo sem o som ambiente do estádio devido ao excesso de reclamações dos espectadores sobre o alto barulho do 'trombone sul-africano'.

A rede britânica recebeu 220 reclamações e, por isso, pensa em disponibilizar a opção "Vuvuzela-Free" (Livre de vuvuzela, em inglês) para os espectadores nos próximos duelos do Mundial.

Apesar das reclamações de torcedores e aviso de especialistas sobre danos à audição, os organizadores da Copa deixaram claro, em comunicado nesta segunda-feira, que as vuvuzelas não serão banidas dos estádios.

O dono de um blog alemão chamado Surfpoeten, postou uma solução caseira para fãs da Copa do Mundo que querem se livrar do barulho.

Tube, blogueiro que toca o Surfpoeten, explica que um filtro de software silencia apenas a frequência da vuvuzela. A corneta zumbe, aparentemente, a uma frequência de 233 Hz, com sobretons harmônicos a 466 Hz, 932 Hz e 1.864 Hz.

Para filtrar a frequência, o blogueiro transfere o áudio de sua TV para um computador Mac Mini, da Apple, com o software Logic Express instalado.

Vários filtros presentes no software – que permitem a passagem das frequências de uma certa faixa e rejeitam (atenuam) as que ficam fora desse nível – cortam os ruídos agressivos, deixando o jogo livre do barulho das cornetas.

E pasmem! Fenômeno na África do Sul, as vuvuzelas poderão, em breve, invadir a Europa. Segundo algumas estações de rádio de Joanesburgo, pelo menos um milhão de vuvuzelas já foram vendidas, inclusive pela internet, ao Reino Unido. É a treva!

Mas, com vuvuzela ou sem vuvuzela, hoje a pátria entra em campo. Começa a luta pelo hexa! Não importa se seu jogador preferido ficou de fora da escalação, se o time de Dunga é bom ou não, importa é que esses meninos vão representar toda uma nação. Então, façamos a nossa parte, que é torcer, torcer muito! Força, Brasil!

4 comentários:

  1. Oi, Mariquinha!

    Torcer, até que torci, mas que o joguinho foi fracote pra caramba... isto foi!
    Fiquei limpando a minha vista com a belezura de Maicon, adorei o gol que ele fez e dei-me por satisfeita com a vitória morninha da nossa seleção.

    Vamos ver se melhora no jogo com a Costa do Marfim, caso contrário... hummm!

    ResponderExcluir
  2. Vamos combinar, é o elefante da copa a tal corneta!

    Espaçosaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  3. A tal da vuvuzela é péssima, mas eu até concordo com quem diz que não vai proibi-las nos estádios da copa: é a marca registrada da África do Sul, existe há hoooras!

    Mas que são um saco são! hahah e até aqui já tem gente "vuvuzelando" haha

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei as vuvuzelas, povim mais chato!

    Deixem as vuvuzelas em paz (risos)

    obrigado pela visita!

    bjs de Goiás!

    ResponderExcluir

Por favor, comentem! Sinto-me inútil sem comentários...rs

Disqus